vender pelo instagram

Instagram sem segredos: o guia completo para começar a vender na rede social

postado em: Vendendo Online | 3
11 min leitura

Você já deve estar cansado de ouvir por aí que as redes sociais são o futuro das vendas. Afinal, se todo mundo está on-line, a sua marca também precisa estar, né?  O melhor meio de ser visto (e lembrado) é através delas, mas, claro, do jeito certo. 

Nós, como sempre, estamos juntos e Dolado da inovação e das tendências do mercado de vendas digitais. Por isso, trouxemos um guia completo de como começar a vender pelo Instagram. 

A rede social, hoje, conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos e segue crescendo, além de estar em constante inovação.

Ferramentas de vídeos rápidos e até um catálogo de produtos na própria rede, tem aberto diversas portas para as marcas divulgarem seus serviços.  

Tanto que, segundo uma pesquisa de 2021, que entrevistou mais de 2 mil brasileiros, 84% entram no Instagram pelo menos uma vez por dia.

Destes, metade entra diversas vezes, e 11% deixam a rede aberta o dia todo!

Com a pandemia, o uso tem aumentado ainda mais, tornando-se um dos passatempos preferidos no tempo livre.

Quem não é visto, não é lembrado! 

Na mesma pesquisa, 82% dos entrevistados seguem marcas que gostam, se identificam ou tem pretensão de compra.

E o mais legal é que, além disso, os próprios usuários classificam como essencial que uma marca esteja presente na rede.

79% afirmam que as empresas devem interagir com seus possíveis clientes no Instagram, pois isso aproxima pessoas e marcas

Outros dados importantes sobre o Instagram

Você já deve estar cansado de ouvir por aí que as redes sociais são o futuro das vendas. Afinal, se todo mundo está on-line, a sua marca também precisa estar, né?  O melhor meio de ser visto (e lembrado) é através delas, mas, claro, do jeito certo. 

Nós, como sempre, estamos juntos e Dolado da inovação e das tendências do mercado de vendas digitais. Por isso, trouxemos um guia completo de como começar a vender pelo Instagram. 

A rede social, hoje, conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos e segue crescendo, além de estar em constante inovação.

Ferramentas de vídeos rápidos e até um catálogo de produtos na própria rede, tem aberto diversas portas para as marcas divulgarem seus serviços.  

Tanto que, segundo uma pesquisa de 2021, que entrevistou mais de 2 mil brasileiros, 84% entram no Instagram pelo menos uma vez por dia.

Destes, metade entra diversas vezes, e 11% deixam a rede aberta o dia todo!

Com a pandemia, o uso tem aumentado ainda mais, tornando-se um dos passatempos preferidos no tempo livre.

Quem não é visto, não é lembrado! 

Na mesma pesquisa, 82% dos entrevistados seguem marcas que gostam, se identificam ou tem pretensão de compra.

E o mais legal é que, além disso, os próprios usuários classificam como essencial que uma marca esteja presente na rede.

79% afirmam que as empresas devem interagir com seus possíveis clientes no Instagram, pois isso aproxima pessoas e marcas

Outros dados importantes sobre o Instagram

Como começar a vender no Instagram?

Agora que você já conhece um pouco sobre a rede social e do potencial de venda que ela tem, provavelmente você deve estar se perguntando: como eu começo?

Pode parecer simples, mas o primeiro passo é criar um perfil! 

Vale ressaltar que precisa ser um perfil público e comercial, preferencialmente, não utilize o seu perfil pessoal para não misturar as coisas. Mas vai além!

O perfil comercial oferece algumas possibilidades que são essenciais para ajudar nas vendas pela rede, são elas:

  • Descobrir quantas pessoas viram uma publicação;
  • Saber quem interagiu com a publicação;
  • Avaliar a quantidade de pessoas que visitaram o perfil;
  • Saber a quantidade de cliques em suas postagens e links.
  • Fazer anúncios pagos (os Ads).

Essas informações farão com que você conheça melhor o seu público e as pessoas que acompanham seu negócio. 

Também conseguirá entender melhor os gostos dessas pessoas e, assim, fazer postagens que realmente sejam interessantes e chamem a atenção. 

Criando um perfil comercial em segundos

Se você já possui um perfil no Instagram, basta transformá-lo em uma conta comercial, para isso é simples. 

1 – Acesse as configurações do Instagram;

2 – Clique na opção “alternar para perfil comercial”;

3 – Sincronize com a sua página no Facebook (é preciso fazer isso para ter uma conta comercial no Instagram);

4 – Coloque os dados do seu negócio na opção “configurar perfil comercial”. 

Próximo passo: aparência do perfil

como vender no instagram
#PraTodosVerem: a imagem mostra um celular em um fundo amarelo, com o ícone do instagram no centro da tela e um fone de ouvido plugado no aparelho, posicionado ao lado.

Pense que o perfil do seu comércio no Instagram funciona como um cartão de visitas, muitas pessoas te conhecerão por lá.

É o primeiro contato de um possível cliente e, como dizem, a primeira impressão é a que fica. 

Sendo assim, é importante cuidar para que o perfil seja completo e entregue tudo o que o cliente precisa, como:

  • Endereço;
  • telefones para contato;
  • link para o site; 
  • catálogo de serviços e produtos. 

Essas são algumas informações básicas que precisam estar no Instagram do seu negócio!

Mas, pense sempre: o que alguém gostaria de saber sobre a minha loja ao acessar o Instagram?

A resposta para essa pergunta é tudo o que não pode faltar no seu perfil!

Publicações

É claro que um perfil de Instagram chamativo e pronto para começar a vender precisa do básico: das publicações.  Mas não qualquer publicação, é preciso estratégia!

Aproveite as postagens para divulgar seus produtos, vantagens de ser cliente, qualidade das marcas com que você trabalha.

Além de, claro, mostrar a credibilidade da sua loja, e a satisfação de pessoas que já compram com você. 

Vale lembrar: o Instagram é uma rede social de fotos e vídeos, então dê prioridade para esse tipo de conteúdo!

Porém, procure ser sempre multiplataforma e utilize textos, imagens e vídeos a favor da sua marca.

Cuide para que seja tudo bem produzido, com uma boa iluminação e nitidez de imagem, isso vale para fotos e vídeos.

Evite ambientes escuros ou muito barulhentos, o mesmo vale para stories do Instagram. 

Lembre-se também de sempre divulgar o telefone para contato com os vendedores ou o site para as pessoas comprarem seus produtos.

Tenha um cronograma e siga ele!

O segredo de um bom Instagram é manter sempre a frequência de postagem e a qualidade de conteúdo.

Por isso, é importante criar uma rotina de postagem, duas, três vezes na semana ou até mesmo todos os dias, se achar necessário.

Mas, lembre-se de definir um cronograma que será possível cumprir! 

Afinal, é um compromisso que deve ser executado como qualquer outro. 

Manter a frequência é fundamental para fazer com que a audiência se lembre sempre da sua marca, mas mantendo a qualidade das postagens. 

Interaja com o público

A internet funciona como um grande portal para as pessoas expressarem suas opiniões, e isso acontece especialmente nas redes sociais.

É neste espaço que os consumidores dirão se estão satisfeitos com seus produtos e constar suas experiências com você, sejam positivas ou negativas. 

As pessoas quase sempre fazem isso através de comentários nas publicações do seu perfil ou até mesmo em mensagens privadas. 

Sendo assim, é essencial estar sempre pronto para interagir com o público, responder dúvidas, agradecer elogios e entender as críticas.

São os clientes que nos dão as melhores pistas de onde devemos melhorar e se estamos no caminho certo. Por isso, tenha atenção e cuidado com essas interações. 

Impactando as pessoas certas 

Um dos maiores desafios de vender pelo Instagram é se destacar da concorrência, mas fica a pergunta de um milhão de dólares: como fazer isso?

Encontrando as pessoas certas, aquelas que se interessam verdadeiramente pela sua loja e seus produtos. 

Para que isso aconteça, é importante fazer algumas análises das pessoas que seguem o perfil do seu comércio.

Quem são essas pessoas? Qual a faixa de idade? Quais são seus possíveis interesses? Quais produtos mais chamam a atenção?

No próprio Instagram você encontra algumas dessas informações, além de saber a hora do dia em que a rede está mais movimentada para fazer suas publicações.

Usando essa estratégia de entender o comportamento do seu público, suas postagens serão vistas por mais pessoas, aumentando as chances de venda ou até mesmo interação com seu perfil. 

Regras para vender no Instagram

social selling
#PraTodosVerem: a imagem mostra o ícone do instagram, com um ícone de carrinho de compras em um balão de fala, ao lado.

A primeira pergunta que surge ao falarmos de vendas pelo instagram é: precisa de CNPJ? E já podemos dizer que tudo depende do seu objetivo com o Instagram. 

Por exemplo, se deseja vender direto pela rede social, é necessário um CNPJ para realizar serviços básicos como emissão de Nota Fiscal.

Mas, caso você deseje utilizar o Instagram apenas como uma vitrine de divulgação e chamar as pessoas para comprarem na sua loja física, não precisa de CNPJ. 

No geral, a legislação para quem atua no Instagram se norteia a partir de alguns decretos. São eles: 

Portanto, antes de entrar de vez para o universo das vendas pelo Instagram, tenha bem definido o seu objetivo com a rede. 

Mix de produtos e condições de pagamento

Independente de qual seja o seu objetivo, seja vender 100% online via Instagram, e-commerce ou apenas utilizar o digital para direcionar pessoas para a loja física, fato é:

Ter um mix de produtos de qualidade e boas condições de pagamento são aspectos decisivos de compra para muitas pessoas. 

Trabalhar com marcas que são referência em qualidade e preços que se adequam a realidade dos seus clientes, é o ponto alto do seu negócio!

Já que o assunto são as melhores marcas pelos melhores preços e condições, não dá pra não lembrar de quem tá sempre junto e Dolado dos nossos parceiros lojistas!

Nós da Dolado temos o compromisso de te ajudar quando o assunto é estoque, com um pedido mínimo (bem mínimo) entendemos a realidade do nosso cliente. 

Bora juntos nessa?

Confira aqui tudo o que podemos oferecer em produtos para o seu negócio. 

Quer saber mais sobre como se tornar um cliente oficial? Clique aqui e fale agora com a gente! 

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