tendências de vendas para 2022

5 tendências de venda para 2022

5 min leitura

Será que tem alguém que não tenha repensado o seu jeito de fazer negócios nestes últimos dois anos visando ganhar mais dinheiro e garantindo a saúde do comércio?

A pandemia causada pela COVID-19 não mudou apenas a forma como nos relacionamos com as outras pessoas e espaços. 

A pandemia transformou também a forma como vendemos e compramos. E junto com toda mudança, é comum que as dúvidas também surjam. 

Nós sabemos que, como lojista, você deve estar se perguntando como será o comportamento do comércio em 2022, e se há motivos para ficar animado(a) ou não. Mas a notícia é promissora!

Com a retomada cada vez maior da rotina normal dos brasileiros, a previsão é de reaquecimento gradual do comércio, já que as pessoas estão se sentindo mais confiantes em todos os aspectos. 

Embora a tendência de 2022 seja começar ainda com alguns desafios, o crescimento já é esperado: perto de 5%, comparado ao ano de 2020, e até 6% no consumo das famílias.

Agora que você já sabe que o varejo em 2022 pode retomar o fôlego, prepare-se com algumas das principais tendências de venda online e física que separamos para você.

1- O crescimento das vendas online

É unanimidade entre todos (clientes, prestadores de serviço para venda online e pesquisadores de hábitos de compra): quem quer crescer, precisa de uma loja digital ou de um catálogo online!

Com certeza você deve ter visto carteiros, transportadoras e serviços de delivery mais ocupados nos últimos tempos. Isso aconteceu porque a pandemia fez o e-commerce no Brasil crescer 75%. 

Segundo dados do Ebit/Nielsen só em 2020, por exemplo, foram mais de 13 milhões de novos compradores, enquanto cerca de 20% das lojas de rua precisaram fechar. 

E tem mais: o estudo da Euromonitor, a pedido do Google, mostra também que a participação das lojas físicas no consumo pode cair para 58% até 2025.

Mesmo com a circulação nas ruas voltando ao normal, o consumidor também mostra preferência pela comodidade da compra online.

Pois é, as pesquisas da OpinionBox mostram que 49% dos compradores pretendem aumentar a compra pela internet em 2022.  

Para os trabalhadores que vão continuar em home office ou em modelo híbrido, a compra pela internet significa agilidade e facilidade. O mesmo vale para o delivery, e falando dele…

2- Delivery

Em 2022, o delivery deve ganhar ainda mais espaço, não sendo mais quase exclusividade de restaurantes, mas tornando-se uma opção interessante para quem vende por redes sociais, WhatsApp, catálogos online etc.

Estudos do Ebit/Nielsen mostram que 72% dos brasileiros usam ou começaram a usar os apps de delivery para comprar, seja pela praticidade de não precisar sair de casa ou para encurtar o tempo de recebimento do pedido, já que alguns deliveries entregam compras em até 3 horas.

A demanda cresceu tanto que os aplicativos de delivery entenderam que deveriam oferecer motoboys próprios como alternativa aos da loja para agilizar e facilitar as entregas.

3- Idosos cada vez mais ativos na compra

Você sabia que a terceira idade já representa 20% do consumo no varejo brasileiro? Além disso, essa é a faixa etária que mais vai crescer nos próximos 20 anos. 

E não se engane: eles também são tecnológicos, e podem ser um público cada vez mais comum para quem vende acessórios para celular, por exemplo. Vale a pena ficar de olho, hein?

4- Venda por redes sociais

Social Selling é o termo usado para definir as relações de venda e compra por redes sociais. Ou seja, prospectar e vender online por canais como Facebook, Instagram etc.

Os clientes, principalmente os que vão comprar pela primeira vez, buscam cada vez mais informações sobre a empresa, o produto e a forma como a loja se relaciona com as pessoas. 

E as redes sociais são meios muito importantes neste processo, já que é possível ver em tempo real a experiência de outros clientes com a sua empresa/marca.

O social selling deve acompanhar as novas tendências de consumo e a evolução das redes sociais. Portanto, lembre-se de se manter atualizado e acompanhar as novidades.

5- O básico cada vez mais importante

O famoso feijão com arroz bem-feito ainda é a chave para o sucesso. É importante acompanhar as tendências para 2022 e os próximos anos, mas não esquecer do básico. 

Afinal, um serviço bem feito não só mantém o cliente leal a sua loja, como também aumenta as chances de ser indicado para outros clientes. Então, lembre-se de:

  • Atendimento personalizado e atencioso: o cliente já não é mais vencido pelo cansaço. Ele espera um bom atendimento, ter seu problema/dificuldade ouvido e receber produtos/soluções que de fato o atendem;
  • Mantenha a transparência: qualidade, preço, condições de pagamento e de troca. Seu consumidor quer saber de tudo antes de comprar, e o principal: quer ter certeza que qualquer acordo com a loja será cumprido;
  • Surpreenda seu cliente: seja através do atendimento, da agilidade de entrega ou pela facilidade que você fornece a ele, não há quem não fique encantado quando a compra vira uma verdadeira (e excelente) experiência.

Dicas anotadas?  Então é hora de finalizar seu planejamento para 2022 e começar o ano com o pé direito.  E lembre-se: tamo junto, tamo dolado!

Seguir Sarah Priscila dos Santos:

Sarah é Analista de Inbound Marketing Sênior aqui da dolado. Apaixonada por comportamento de consumo e pessoas, atua há mais de 10 anos nas áreas de Marketing e Publicidade. Também é especialista em Inbound Marketing, especialmente aplicado ao e-commerce e no funil de vendas B2B, trabalhando com foco principal no relacionamento e conversão de leads e clientes.

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