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7 técnicas infalíveis para garantir que seus clientes continuem com você

postado em: Primeiros Passos | 0
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Você notou uma queda no faturamento? Talvez você não esteja aplicando as técnicas certas para aumentar as vendas e a recorrência em sua loja.

Pode parecer óbvio, mas manter um fluxo constante de clientes é fundamental para atingir metas de vendas satisfatórias. Mas não estamos falando apenas de clientes novos – garantir que seu consumidor volte a comprar com você é essencial, já que é muito mais barato manter um cliente do que atrair novos.

Mesmo que você já tenha sua base de clientes, ainda assim ainda pode acontecer que você passe por momentos difíceis. 

Às vezes, as pessoas que vêm fazer as compras habituais, por mais preciosas que sejam, não são suficientes. Então você tem que encontrar maneiras de atrair mais consumidores.

As técnicas para aumentar as vendas em uma loja têm exatamente esse poder e se aplicam tanto a sua loja física quanto ao seu e-commerce. Além disso, não pense mais na distinção clara entre offline e online. 

Como aumentar as vendas da sua loja?

Se as vendas não estão indo do jeito que você quer, existem três problemas principais: 

  • ou você precisa melhorar seus produtos; 
  • ou sua loja;
  • ou suas estratégias de vendas.

O processo de venda é composto por muitas fases diferentes e quando se quer aumentar a recorrência na loja, é preciso analisá-las para perceber em que área é preciso melhorar.

As estratégias de melhoria podem dizer respeito ao impacto visual da loja física (ou e-commerce), à ​​fase de entrega ou aos métodos de promoção e comunicação.

Atraia mais clientes

É difícil conseguir novos clientes no mundo real. Você poderia organizar um evento ou uma distribuição de panfletos, mas se eles funcionassem, representariam ações isoladas que poderiam levar você a algumas visitas e depois perder o efeito rapidamente.

Além disso, você deve esperar até que seus clientes em potencial decidam ir ao evento que você lutou para organizar, e esperar que eles optem por comprar.

Claro, as oportunidades de encontros cara a cara são uma ótima maneira de construir relacionamentos por meio de experiências diretas, mas não podem ser sua única maneira de atrair consumidores.

Aí é que entra a comunicação online baseada em estratégias específicas de Marketing de Conteúdo

Ele permite que você bata diretamente na porta virtual do seu cliente para dizer a ele que você existe e que está esperando pela visita dele.

As ferramentas que você tem disponíveis para divulgação nos buscadores ou nas redes sociais não são úteis apenas para quem possui uma loja virtual.

Eles permitem que você impacte o público que deseja mesmo em sua área geográfica, e os incentive a visitá-lo na loja.

Nos parágrafos a seguir, você encontrará as técnicas para aumentar as vendas e a recorrência em sua loja e atrair usuários para comprar online ou fisicamente.

Técnicas para aumentar as vendas em sua loja

A internet é poderosa e pode ir a qualquer lugar. Ao combinar estratégias  online e offline, você consegue aumentar as vendas em menos tempo e com o investimento certo.

No entanto, se você deseja que sua loja seja bem-sucedida, todos os conselhos que estamos prestes a dar devem funcionar em sinergia. Só assim você conseguirá resultados tangíveis.

Graças às estratégias online, você pode trazer clientes para a loja e, também trabalhando em ações offline, assim que chegarem, se encontrarão em um ambiente acolhedor que os incentivará a comprar, voltar várias vezes e até mesmo mencionar seu nome aos amigos e conhecidos.

Despertei sua curiosidade o suficiente? Então vamos descobrir as estratégias que você precisa trabalhar.

1. Ofereça um atendimento excepcional ao cliente

Atrair o cliente com uma comunicação persuasiva e fazê-lo encontrar uma loja bonita, organizada e bem abastecida são, com certeza, alicerces fundamentais da venda.

E então? Você deixa seu cliente em paz? Absolutamente não, mas é necessário saber a hora certa de abordá-lo

Todo cliente quer ser ouvido e compreendido, tanto quando pede informações quanto quando encontra um problema com seu produto.

Portanto, uma das primeiras áreas a otimizar para aumentar as vendas é melhorar o atendimento ao cliente e, em geral, toda a experiência do consumidor.

Como? Tendo estes cuidados:

  • adicione a equipe necessária se você não tiver pessoas encarregadas dessa atividade;
  • treine sua equipe de atendimento ao cliente para se considerar um especialista em produtos e pessoas, e não apenas um funcionário;
  • escolha pessoas com excelente relacionamento interpessoal, capazes de simpatizar com o cliente e fazê-lo voltar para casa satisfeito;
  • tente fazer todo o possível para resolver os problemas do seu consumidor.

Essas estratégias também são eficazes na hora de oferecer atendimento online. Lembre-se que é na internet que, na maioria das vezes, acontece o primeiro encontro entre seu potencial cliente e sua marca.

2. Impacto visual da loja

Se você trouxe clientes para sua loja, você está bem encaminhado, mas agora é a hora de mantê-los e levá-los a comprar!

O que eles encontram quando chegam? O ambiente é envolvente? Impactante? Isso os estimula a querer visitar e descobrir todos os seus produtos?

Aqui estão algumas dicas das quais você pode se inspirar para renovar sua loja:

  • apresente os melhores produtos: crie um espaço no centro, uma espécie de lugar de honra iluminado por alguns holofotes para mostrar imediatamente a qualidade dos produtos vendidos em sua loja;
  • organize os produtos de forma estratégica: divida suas mercadorias para que os clientes possam vê-las melhor, evite pilhas intermináveis ​​ou cestos com produtos jogados sem critérios lógicos;
  • mantenha o espaço arrumado: um ambiente organizado traz paz e predispõe as pessoas a passarem o tempo lá porque esperam uma experiência agradável;
  • surpreenda seus clientes: se você tiver a possibilidade, insira displays interativos que ajudem a visualizar os produtos dentro de um contexto ou que mostrem uma prévia de todas as performances. Se essas ferramentas ainda não estão ao seu alcance, você pode pensar em outras formas de criar uma experiência que vá além do que eles esperam.

E mais: lembre-se de que a loja deve respeitar sua marca e seus valores. Não interrompa a linha de comunicação, mas certifique-se de que tudo relacionado a sua marca e sua loja siga uma estratégia coerente. 

Para deixar claro, aqui estamos nos referindo à harmonia das cores, à linguagem e tom de voz, ao estilo e também à disposição de seus produtos na loja.

3. Reduza ou elimine esperas

Quem gosta de esperar na loja? Provavelmente ninguém.

A vida tornou-se cada vez mais agitada e até os consumidores fazem malabarismos como acrobatas entre trabalho, deveres e prazeres.

É necessário que sua loja esteja equipada com sistemas de finalização de compra e pagamento suficientes, que sejam capazes de agilizar ao máximo o momento da compra. Além do agora inevitável dispositivo de pagamento que permite transições com apenas um clique (pix) ou aplicativos para pagar diretamente com seu smartphone. 

Poder eliminar ou reduzir os tempos de espera e dar a oportunidade de efetuar pagamentos com vários dispositivos torna-se um incentivo para a abundância  de clientes. Isso se traduz em um aumento nos ganhos e também significa poder contratar mais funcionários quando necessário.

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4. Planeje bem as entregas

Deslizando na trilha do conselho anterior, não posso deixar de repetir que eficiência e conforto são as chaves que podem ajudá-lo a se destacar entre seus concorrentes.

Sua loja entrega em casa? Mesmo que você não tenha um e-commerce, você deve garantir que seus clientes possam receber seus produtos diretamente em casa. Muitas vezes a escolha de fazer compras recai sobre as lojas online justamente por ter esse serviço.

Além disso, um aspecto que os clientes adoram muito é a escolha de várias opções de entrega. Estes podem dizer respeito à seleção de determinados intervalos de tempo, ao local de entrega ou recolha.

Quanto mais possibilidades você deixar para seus clientes, mais eles ficarão satisfeitos com o serviço.

5. Mantenha contato com os clientes

Todas as técnicas que citamos servem a um propósito único e fundamental: comunicar-se com seus clientes.

Considere que, se você possui um site, pode implementar ferramentas de resposta automática para usuários que precisam solicitar informações. Eles são úteis por serem capazes de dar-lhes uma primeira resposta imediata e fazê-los se sentirem mais calmos.

Além disso, você também pode planejar uma campanha para obter um endereço de e-mail dos interessados ​​e montar um e-mail  periódico. É uma ótima maneira de ser lembrado, de informá-los sobre novidades ou promoções que você decida lançar.

Outra ferramenta cada vez mais valiosa para manter contato com seus clientes é o WhatsApp Business. Esta última opção é muito vantajosa porque tem uma taxa de abertura muito elevada e permite comunicar através de um canal privilegiado que o utilizador utiliza todos os dias.

Esses canais têm uma dupla utilidade: servem para você enviar comunicações aos clientes, portanto, neste caso, lembre-se da consistência nas mensagens; além disso, permitem que os usuários entrem em contato com a marca de forma rápida e fácil.

Lembre-se de que as mídias sociais também estão sendo cada vez mais usadas para esse fim. Por meio de mensagens diretas, as pessoas tiram suas dúvidas, pedem solução de problemas ou buscam mais informações antes de comprar.

Não perca nenhuma oportunidade de construir relacionamentos de confiança que levem à fidelidade e à repetição de compras.

6. Concentre-se em seus clientes

Qual é o maior patrimônio do seu negócio? Os clientes.

Depois de tomar consciência dessa verdade universal, você deve se certificar de que ela se torne o foco de seus pensamentos.

O que isso significa? Que todas as suas iniciativas devem girar em torno do cliente.

Para poder fazê-lo da melhor forma, você precisa conhecer bem o seu público-alvo. O que eles querem? Que problemas eles querem resolver? Como você pode ajudá-los a encontrar a solução que estão procurando?

Você pode descobrir tudo isso realizando pesquisas de mercado, analisando seus concorrentes e perguntando diretamente às pessoas que compram. Você pode preparar pesquisas ou fazer perguntas simples, concentrando-se de vez em quando em um aspecto do seu negócio que deseja testar e melhorar.

Saber o que está faltando permitirá que você trabalhe em seus pontos fracos, aprimorando seus pontos fortes para desenvolver estratégias de relacionamento para seus clientes.

A experiência que as pessoas têm com a sua marca começa desde o primeiro contato e continua por todo o período em que você mantém um relacionamento comercial. Durante todo esse período, seu objetivo deve ser a felicidade do seu cliente.

7. Aproveite os programas de fidelidade e vendas de acordo

Durante todo esse conteúdo de estratégias para aumentar as vendas em uma loja, você deve ter tido a impressão de que só é importante conquistar novos clientes, principalmente graças às possibilidades disponibilizadas pela internet.

Mas aí vem a diversão!

Clientes fiéis que voltam a comprar várias vezes representam a parte principal do seu ROI, isto é, o quanto de dinheiro sua empresa perdeu ou ganhou com os investimentos feitos, e podem estabelecer o crescimento real do seu negócio.

Por quê? Simplesmente porque eles já o conhecem e isso significa que você não precisa investir mais energia para promoção

Se eles gostaram de fazer compras em sua loja, você pode ter certeza de que eles voltarão ou alimentarão o boca a boca positivo.

Isso nos leva a outra consideração: se os clientes existentes são tão importantes, você precisa se esforçar para garantir a extensão do ciclo de vida do relacionamento dele com a sua loja.

Como você pode fazer? É muito simples. Introduza programas de fidelização que unam os clientes a longo prazo à sua marca e, em troca da sua adesão, reserve-lhes descontos ou brindes especiais.

É tudo sobre dar e receber, mas você tem que dar o primeiro passo. Além disso, ofertas dedicadas farão com que eles se sintam especiais e se sintam recompensados ​​por sua fidelidade à sua marca. 

Conclusão

Agora que você conhece as principais formas de aumentar as vendas em uma loja, está na hora de fazer uma consideração sobre aquelas que você já aplicou e sobre aqueles que ainda tem que implementar.

Por onde você vai começar? Conte para a gente!

E lembre-se sempre que as empresas ou lojas mais bem-sucedidas são aquelas que entenderam que o crescimento está em relacionamentos duradouros com seus clientes! 

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