qual o melhor marketplace?

Como vender em marketplaces e quais são os mais indicados para começar

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Se você realmente deseja expandir seus negócios de comércio online , os marketplaces podem ser uma boa opção.

Sabe-se que os vendedores online aumentaram as vendas no varejo em até 1.250%  – simplesmente listando em novos canais como Mercado Livre, Olx, Ebay, Marketplace do Facebook , Amazon, dentre outras plataformas

Os marketplaces são locais onde os consumidores navegam e compram produtos online

Um dos muitos sinais de que os marketplaces B2B estão se tornando parte do comércio eletrônico convencional é o fato de que as vendas coletivas nessas plataformas cresceram 130% para US$ 56 bilhões em 2021, de acordo com uma estimativa da Digital Commerce 360 ​​are. 

Mas para alcançar esse nível de sucesso, há uma coisa que você precisa acertar:

Para ser o mais lucrativo possível nessas plataformas, você precisa primeiro identificar os melhores marketplaces online para sua marca.

Cada plataforma tem seus próprios requisitos exclusivos, categorias de produtos, taxas de listagem e públicos-alvo. Portanto, se você quiser ter certeza de que está tomando a decisão certa, é necessária uma pesquisa inicial. 

Você vai querer entender as diferentes estratégias para vender em marketplaces, quais são as mais promissoras para seus produtos e o que você precisa fazer para garantir um início tranquilo.

Isso parece muito trabalho? Não se preocupe. Veremos cada uma dessas áreas em detalhes. Neste mergulho profundo, estamos cobrindo todos os fundamentos necessários para saber mais sobre o assunto.

O que é um marketplace?

Em sua essência, um mercado online (ou marketplace) é um site que oferece muitos produtos diferentes de muitos vendedores diferentes. Alguns dos mercados mais conhecidos incluem:

E a lista continua…

Na verdade, agora existem mais de 100 marketplaces online que você pode utilizar para alcançar clientes que fazem  suas compras online – tanto no Brasil quanto no exterior, com muito dinheiro em potencial de receita apenas esperando para serem aproveitados.

Sim, é muito a considerar. Mas lembre-se: você não precisa ir atrás de todos de uma vez. Você só precisa determinar quais canais são os mais adequados para sua marca.

Os maiores benefícios de vender em marketplaces 

Com a crescente popularidade dos mercados de comércio eletrônico e vendas online, esses canais estão constantemente criando novas maneiras de manter os clientes satisfeitos.

Essa é uma ótima notícia para vendedores terceirizados.

Isso significa que a maioria dos marketplaces fará um grande esforço para tornar o mais fácil possível para marcas e varejistas comercializarem, venderem e atenderem. Por quê? 

Porque quanto mais fácil for para você usar a plataforma, melhor será a experiência para os compradores – e maior a probabilidade de eles continuarem voltando para comprar mais.

Estratégias de Negócios para Venda em Marketplaces

Ao contrário da crença popular, vender em marketplaces não precisa ser uma proposta de tudo ou nada.

Claro, existem maneiras de incorporar profundamente seus negócios no mundo dos mercados. Mas, se você preferir gastar seu tempo e testar opções diferentes, também existem maneiras igualmente eficazes de fazer isso.

Expandindo sua loja para marketplaces

Mesmo que você já tenha uma loja próspera, enviar seus produtos para mercados de comércio eletrônico selecionados é uma excelente maneira de expandir seu alcance.

Na verdade, eu diria que você pode estar perdendo vendas por não incorporar marketplaces em sua estratégia.

Por quê? Porque os consumidores esperam várias opções para comprar o mesmo produto. 

Isso é especialmente notável com a Amazon. Estima-se que 44% dos compradores da empresa dizem que sempre verificam os preços na Amazon antes de fazer uma compra em outro site. Mais da metade vai ao mercado para ler as descrições completas dos produtos e 60% o visitam especificamente para ver as análises dos produtos.

E isso só na Amazon. Muitos consumidores também consultam outros mercados para comparar preços e opções de compra.

Ao expandir sua loja para essas plataformas, você pode ajudar os compradores a encontrar as informações e ofertas de que precisam para comprar onde, quando e como quiserem.

Como vender online
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Etapas essenciais para o sucesso do mercado online

Embora você possa testar dezenas de estratégias diferentes em cada mercado, algumas realmente resistiram ao teste do tempo. Essas etapas ajudarão muito a configurar sua nova conta do marketplace para o sucesso a longo prazo.

Calcule os lucros

Cada marketplace tem seu próprio conjunto de taxas de transação do vendedor, comissões e requisitos. Reservar um tempo para entender essas diferenças hoje pode garantir que elas sejam canais lucrativos para você amanhã.

  • Ebay: a plataforma também cobra uma % em cima de cada venda realizada. A tarifa será calculada como porcentagem do valor total da venda, mais US$ 0,30 por pedido. Confira a tabela de tarifas do Ebay.
  • Olx: nesse marketplace você possui a vantagem de um limite de anúncios gratuitos por mês. Porém, na categoria imóvel e automóvel o limite é trimestral. Você pode consultar os limites pelo site oficial. 
  • Shopee: uma das mais recentes plataformas de markplace, a Shopee virou um sucesso nacional. Porém, você terá uma tarifa de 12% em cima de cada venda realizada (podendo ter custas adicionais). Lembrando, também, que o frete é custeado totalmente pelo dono da empresa (no caso, você).
  • Amazon: sem dúvida um dos canais mais buscados para anunciar produtos em todo o mundo. Este é um dos maiores marketplaces para venda online e se destaca em diversos requisitos. Nesta plataforma, os planos para venda variam de acordo com o produto. Existem planos profissionais e individuais, onde você decide se deseja pagar uma taxa fixa ou assinatura mensal. A Amazon também disponibiliza 03 meses grátis para você fazer o teste e fechar negócio, caso se identifique.

Para anunciar nestas e em outras plataformas, basta fazer o seu cadastro (tanto pessoa jurídica como física), criar a sua conta e inserir os seus produtos com uma boa descrição e imagens que chamem atenção do seu público-alvo. 

Automatize seus preços.

Você pode ter solidificado os preços em sua loja, mas isso não significa que esses preços exatos serão automaticamente aceitos pelo público de cada marketplace.

Lembre-se: dentro dos marketplaces, os compradores geralmente têm uma variedade de opções para comprar o mesmo produto a preços diferentes.

Para permanecer competitivo nessa área, você precisará ajustar o preço de cada produto para cima ou para baixo com base nos preços de seus concorrentes. Mesmo apenas alguns centavos podem ser suficientes para ganhar a venda. Muitos vendedores usam repricers algorítmicos para automatizar esse processo.

Esteja pronto para expandir

Se você leva a sério o crescimento de um negócio de comércio eletrônico, eventualmente vai desejar começar a expandir para vários mercados online.

Quando você fizer isso, a chave é otimizar seu crescimento. Muitas empresas trabalham aumentando seu estoque e organizando. Ou seja, diferenciando o que é específico para a loja física e o que será enviado para a loja virtual. 

Como escolher um bom marketplace e quais cuidados você deve tomar

Antes de iniciar as vendas em um marketplace, você precisa fazer uma pesquisa de produtos para garantir que o que você está vendendo seja lucrativo e descobrir como seus concorrentes estão fazendo para se destacar. 

Após isso, é fundamental conhecer a fundo a plataforma escolhida para iniciar os negócios. 

Portanto, confira a lista de cuidados e atenções que você deverá tomar ao escolher o seu mercado online:

Suporte logístico: é algo que você não deve deixar de avaliar. Certifique-se de que o marketplace selecionado tenha um arranjo adequado de instalações de coleta e entrega em seu depósito. 

Vantagens da assinatura: o custo da assinatura também deve ser comparado. É melhor pagar mais e ter todas as facilidades do que pagar menos e novamente gastar mais em outras coisas essenciais, como logística. No entanto, você deve estar ciente do que está sendo cobrado.

Popularidade e reputação: tão importantes quanto o produto que você deseja vender, pois estamos em uma nova era do boca a boca. Portanto, é importante saber a proporção de pessoas que confiam em um determinado marketplace e qual a probabilidade de seu produto ser comprado pelos consumidores por meio dessa plataforma.  

Opções de pagamento: canais com sistemas de pagamento diversificados tendem a ter mais sucesso. 

Analise e entenda qual marketplace lhe dará a exposição máxima e maiores vantagens na hora de anunciar o seu produto. 

Por fim, se você deseja integrar sua loja virtual ao marketplace, para ter mais controle dos pedidos e estoque, ainda é possível optar pelo uso de um hub de integração. São várias as empresas que oferecem esse serviço. Pesquise e encontre a melhor para você!

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