Vender online: como escolher a melhor opção de plataforma para o seu negócio

postado em: Primeiros Passos | 2
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Empreender não costuma ser fácil, e os desafios surgem durante toda caminhada do negócio. Nenhuma surpresa, já que o mundo em que vivemos está em constante mudança e, para ter sucesso, é preciso ficar antenado aos novos cenários. 

Vender pela internet é um dos exemplos do quão rápido novos cenários podem aparecer e mudar a forma de consumo dos clientes.  

E o que não faltam são opções de formatos, valores e recursos de lojas virtuais e catálogos online, por isso é importante pesquisar e entendê-las para decidir qual o melhor para sua empresa. 

Para te ajudar nesse processo, vamos recapitular alguns conceitos importantes para vender online para que você entenda as opções disponíveis. Vem com a gente! 

Quais são as vantagens de vender online?

São tantas as vantagens de vender online que precisaremos um pouco mais da sua atenção neste ponto. Segundo a TIC 2020, cerca de 150 milhões de brasileiros utilizam a internet. 

Logo, podemos dizer que são aproximadamente 150 milhões de potenciais clientes espalhados pelo mapa. Por isso, esse é cada vez mais um espaço repleto de oportunidades para todos os negócios! 

Abaixo, separamos algumas das vantagens de vender online:

  • sua loja pode ir mais longe: estar online reduz as barreiras da distância e você pode vender para todo o Brasil;
  • menor custo de investimento para levar tráfego para o seu e-commerce ou perfil, principalmente se compararmos aos meios tradicionais de propaganda; 
  • fortalecimento de autoridade da sua marca perante ao nicho que você está presente;
  • funcionamento constante, isto é, aberto 24h por dia, 7 dias por semana. 

Se antes da pandemia já tínhamos um aumento de interesse nas lojas virtuais, durante a pandemia vimos milhares de iniciativas de negócios explorando o mundo digital. E o número só tende a crescer!

Se por acaso seu comércio ainda não está presente na internet, vale a pena entender porquê vender online é uma excelente opção.

Por que vender online é uma excelente opção para seu negócio?

Iniciar as vendas online não significa deixar de explorar o modo físico ou fechar (literalmente) suas portas. 

Ter uma loja online significa não ter custos com aluguel e outras contas fixas já conhecidas (como luz, água etc). 

Mesmo que possam existir custos com plataforma, hospedagem do site e alguns outros encargos das vendas online, a tendência é que sejam menores que o de uma loja na rua, galeria ou shopping.

Sem contar que sua loja virtual fica aberta durante 24 horas. O alcance pode ser enorme, já que as pessoas podem comprar a qualquer momento do dia ou da noite, ultrapassando as barreiras geográficas, já que você pode ter consumidores do seu produto em outros bairros, cidades e até estados. 

Além de ampliar os horizontes de venda, a loja online também fortalece o nome da sua marca, algo muito bom se você pretende expandir ou se tornar referência na área. 

Agora, chegou a hora de saber um pouco mais sobre por onde começar. 

Dicas de  como vender online 

Existem muitos caminhos que você pode escolher trilhar. Traremos algumas possibilidades, mas cabe a você analisar a melhor para seu negócio. Vamos lá?

A melhor dica é sobre sua atuação virtual, mas falaremos melhor no próximo tópico. Já de antemão, é preciso ter alguma ideia sobre Marketing Digital, e o que ele pode fazer por você. 

Para começar, pesquise as opções de plataformas de e-commerce e catálogo online. Elas diferem em coisas como valor, disponibilidade do suporte, autonomia, possibilidades de layout, módulos disponíveis para incrementar a venda etc. 

É importante que, para a escolha, você considere os objetivos a médio e longo prazo, já que algumas plataformas têm limitação na quantidade de produtos cadastrados e transações de venda. 

Por isso, saber se a plataforma possibilita o crescimento esperado ou se será necessário trocar um pouco mais para frente, é importante.

As redes sociais também são frentes importantíssimas para a atuação da sua loja virtual, já que se mostrar ao mundo e estreitar a relação com os consumidores são as maiores vantagens de utilizá-las. 

Além disso, o social selling (ou seja, vendas por redes sociais) está cada vez mais estruturado e pode ser uma ótima opção para começar.

Um ponto bastante importante para uma loja online é justamente a organização do estoque e da logística para entrega. 

Aliás, a organização do estoque da sua loja virtual é um fator que influencia diretamente na qualidade da prestação do serviço, assegurando a qualidade de entrega e o bom relacionamento com o cliente.

Pode parecer que não, mas a organização do estoque pode impactar em uma série de pontos, tanto de forma negativa quanto positiva. Veja mais abaixo:

  • o estoque com falta de produtos gera contratempos e insatisfação por parte do consumidor, que pode abalar de forma significativa o relacionamento com o cliente. Afinal, isso acarreta em atraso na entrega ou, pior, na impossibilidade de envio;
  • o estoque com excesso de produtos significa que a previsão de vendas não foi assertiva, provocando enorme prejuízo para o lojista, que se vê com produtos parados que não geraram receita. O caso pode ser pior com os lojistas que trabalham com produtos perecíveis, já que, neste caso, não há o que ser feito, a não ser descartar o material;
  • a desorganização do estoque também aumenta os custos operacionais. Um estoque confuso ou cheio de produtos que já não são mais usados, faz com que o funcionário leve muito mais tempo para encontrar o pedido. Dependendo do tipo de material vendido, pode ocorrer, ainda, de precisar tirar outros volumes da frente para conseguir alcançar o produto que está no final do estoque, por exemplo. Isso acontece com lojas de móveis ou de materiais de construção, que trabalham com volumes maiores;
  • mesmo usando um sistema digital de organização de estoque, ele sozinho não faz milagre. Se quem estiver alimentando o mesmo não tiver alguns cuidados, o sistema pode ser uma representação infiel da realidade, fermentando todos os pontos anteriores;
  • é preciso também uma organização de estoque rígida a partir de todos que, de alguma forma, estão envolvidos na área. Deixar um produto no canto ou em uma prateleira indevida, mesmo que “rapidinho”, pode ser o início da desordem que leva à perda de produto e até mesmo a danificação do mesmo.

Defina suas estratégias para vender online

Definir uma estratégia significa entender quais modelos ou ações você vai desenhar para conseguir atingir seu objetivo.

Procure ser claro e não economizar palavras quando você definir suas metas e objetivos. E lembre-se que “meu objetivo é vender muito” não é bom exemplo.

Separamos algumas perguntas que você precisa responder de maneira clara e bastante objetiva. Confira!

  • Qual é o meu cenário no momento?;
  • Onde quero chegar em curto, médio e longo prazo?;
  • Quais são meus recursos atuais para fazer cada um desses objetivos acontecerem?;
  • Quais são as limitações existentes e como elas impactarão nos objetivos?;
  • Quais são os movimentos da concorrência, o que ela está fazendo e como está se organizando?;
  • Quais são os diferenciais que posso instituir na minha loja?

Você vai notar que este é um exercício exaustivo e que centenas de outras perguntas irão surgir delas. Responda todas, e não pule etapas.

Para fazer isso, seu melhor amigo pode ser uma planilha ou até um documento do Word, pois são ferramentas digitais que não irão se perder como um papel. 

Revisar essas perguntas periodicamente também é importante para ter certeza que suas estratégias estão alinhadas com mudanças do seu negócio.

Mas o mais importante é você conseguir organizar suas ideias e ter visão de tudo que é necessário para cumprir as metas traçadas e alcançar o potencial máximo do seu negócio.

Agora sim: conheça opções para vender online!

  • Sites especializados em vendas

Com certeza você conhece sites especializados em vendas que costumam cobrar uma taxa de serviço baixa, ou um valor de comissão, quando as vendas acontecem. 

Eles são opções para quem quer começar devagar, testar a clientela e entender como funcionará seu operacional.

  • Redes Sociais

Já o Instagram tem se mostrado um excelente canal de vendas. A forma em que a rede social funciona favorece a exposição de produtos ou serviços, e a interação com o cliente em potencial é muito boa.

Você pode usar a ferramenta para publicar as fotos e vídeos dos seus produtos e falar com o cliente através do inbox. Também pode fazer lives para ter maior interação com seu público e esquentar as vendas dando descontos ao vivo.

Se você já possui um e-commerce integrado ao Facebook, o Instagram torna-se ainda mais incrível, já que nele é possível ter um “espelho” da sua loja virtual, onde o cliente pode navegar sem sair da rede social.

  • Plataformas de e-commerce

Você também pode optar por uma plataforma de e-commerce. Pesquise sobre os valores de mensalidade e se existe taxa de comissão. 

Elas variam bastante de plataforma para plataforma. Esta opção é um pouco mais trabalhosa, mas traz bastante segurança e credibilidade.

  • Crie sua própria loja do zero

Se quiser algo totalmente personalizado para sua loja, outra opção é contratar os serviços de um designer e de um desenvolvedor. 

Eles poderão criar uma loja do zero e personalizada para você, mas o custo também pode ser alto e, no futuro, você pode ter um pouco de dificuldade na hora de realizar alterações, além de cuidar da manutenção. 

Avalie o cenário e compare as opções para descobrir se este é o melhor para sua empresa.

  • Catálogo online prático e gratuito da dolado

Existe também a opção do catálogo online aqui da dolado que, além de ser fácil de mexer (seja pelo celular ou pelo computador), ele é totalmente gratuito e entrega as funções básicas para quem quer começar a vender online. Conheça!

Mais do que uma loja virtual: um verdadeiro negócio

Não basta construir o rosto da sua loja virtual se o seu negócio como um todo não estiver devidamente estruturado.

Para isso, você deve definir um ou mais canais de venda online, como o site em si, as redes sociais, marketplace e até mesmo o WhatsApp, entre outros. 

Quanto mais estruturado for seu canal de vendas, como é o caso de uma plataforma de e-commerce, mais fortalecido você se torna – em vários aspectos.

Entre os benefícios estão: conseguir mensurar o comportamento de compra dos seus clientes,  estabelecer uma relação pós-venda e, antes de tudo, transmitir maior confiança ao público. 

Você também deve pensar na estrutura do seu estoque, levando em consideração loja física e online e, se possível, ter sistemas que te ajudem nisso de forma automatizada. Além disso, será necessário planejar bem sua logística de entrega.

Falando em entrega, é preciso pensar com carinho nas suas embalagens – tanto para a loja física quanto online, e em todo aspecto visual da sua loja, como logo, cores, frase de impacto e mais.

No topo de tudo, temos ainda a precificação. Afinal, os preços dos seus produtos não devem ser atribuídos de forma aleatória ou baseado no achismo. Lembre-se que é a partir dele que você determina o lucro ou o prejuízo da sua loja

Pode parecer muita coisa, e realmente é. Os negócios de sucesso que vemos no mercado pensam em todos os detalhes – o que pode parecer trabalhoso a princípio, mas o resultado no médio e longo prazo vale muito a pena.

E tudo tem seus desafios, custos e lados positivos. Basta olhar todas as opções com calma e colocar tudo na ponta do lápis para que você não saia no prejuízo, nem se frustre.                                  

Pronto para vender na internet?

Escolher o jeito ideal para vender seus produtos na internet é essencial para conseguir êxito, mas sabemos que não é fácil. 

Existem públicos que utilizam diferentes redes sociais, outros que preferem comprar por site e pessoas que amam aplicativos. 

Por isso é importante ter muita clareza sobre seu negócio e tudo que o envolve: desde seu público-alvo até seu fornecedor ideal

Como o assunto é bem extenso, preparamos outro material que você vai gostar muito, onde nos aprofundamos mais ainda na conversa.

Ele é gratuito e, temos certeza, pode te ajudar muito nessa jornada. Para baixar nosso Guia da Venda Online, é só clicar abaixo:

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