Aproveitando a loja física para aumentar vendas online

Aproveitando a loja física para aumentar vendas online: um tutorial que você precisa ler!

postado em: Vendendo Online | 7
9 min leitura

Já imaginou como seria se, de repente, os dois mundos, o comércio físico e o digital, se unissem e funcionassem como uma grande rede de apoio?

Neste texto você descobrirá como você pode sair da imaginação e da vontade e tornar isso possível, utilizando a sua loja física para aumentar as vendas online.

Não é balela, nem papo para boi dormir, é real, uma oportunidade que está pronta para ser abraçada pelo seu negócio.

E isso vale especialmente neste contexto que temos vivido nos últimos anos, que, apesar de tudo, tem favorecido a expansão do comércio.

Sim, é verdade! Segundo pesquisas, com a pandemia, o comércio digital já atingiu até 21% das vendas, índice que antes da crise sanitária representava apenas 9,2%. 

Além disso, de acordo com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), 49,7% das empresas não faziam nenhuma venda online antes deste período. Um número impressionante! .

Já em junho de 2021, no entanto, esse índice caiu para menos da metade, sendo apenas 20,2% das empresas fora do digital, o que mostra a aceitação e a motivação em estar na internet.

Portanto, é possível afirmar: quase 80% das varejistas mais consultados pelos consumidores estão no universo da venda digital. 

Quando falamos em empresas de grande porte, é possível estimar que o número alcança até 90%, a verdadeira prova de que não há como fugir da digitalização. 

Mas isso, claro, sem abandonar o mundo real! 

Portanto, chega de enrolação e vamos direto ao ponto, ajeita o óculos, senta dolado do computador e presta atenção. 

Vendas físicas

Há quem diga que elas morreram, mas a verdade é que as vendas físicas seguem firmes, atingindo um público sólido e ajudando o online a vender mais.

As vantagens, como você pode ver logo mais  abaixo, vão muito além do olho no olho e do aperto de mão. Confira!

Atendimento real

Só uma loja física pode dar ao cliente a chance de um atendimento real e contar com um vendedor a disposição para todas as dúvidas.

Também é mais fácil conseguir filtrar os seus interesses e selecionar os melhores produtos e condições de pagamento. 

Através de uma conversa rápida, você normalmente consegue sentir se a pessoa está disposta a realizar uma compra, se precisa de ajuda e vários outros detalhes.

Algoritmos também podem fazer isso, já que na internet dá para medir tudo, mas nada substitui o imediatismo do real. 

Frete grátis

Outro ponto positivo é o frete grátis. Existem  sites que oferecem isso, mas este continua sendo um dos pontos fortes do espaços físicos.

Além disso, algumas lojas oferecem, inclusive, a opção de entrega agendada. A melhor escolha para quem mora sozinho e não fica o dia todo em casa. 

Experiência única

Ainda que os sites ofereçam a praticidade que a rotina do consumidor moderno demanda, algumas pessoas gostam mesmo é  de comprar pessoalmente. 

Afinal, há quem goste de manusear os produtos, olhar com atenção todos os detalhes, visitar várias lojas na busca por comparações e tirar dúvidas. 

Segurança 

Pode parecer estranho que, mesmo décadas depois do grande avanço das vendas online, nós ainda estejamos falando de segurança.

Afinal, hoje é muito mais fácil identificar sites que são ou não confiáveis, graças ao poder das redes sociais e de sites como o Reclame Aqui

Ainda assim,  há quem desconfie e prefira as lojas físicas. O comportamento é mais comum em pessoas mais velhas, mas nada exclusivo.

Enquanto uma parcela do grupo não confie por não ter acompanhando a revolução digital, outros tantos são desconfiados ou acham o processo burocrático.

Mas vale lembrar que, nesta discussão, todos têm um ponto válido. Não cabe julgar ou menosprezar, mas encontrar um ponto em que consigamos atender ambos

Vendas online

Na outra ponta da escala de venda e compra, temos o universo digital que todos já estão cansados de saber: chegou do nada e se tornou tudo!

Tanto e-commerces quanto lojas de redes sociais, como Instagram e marketplaces do Facebook, já dominam o comércio.

Vantagens é o segundo nome, afinal, é possível comprar tudo com apenas alguns cliques e receber em casa na maior comodidade. Quem nunca quis tanta facilidade assim? 

Mas, acredite, existem alguns desafios diários que merecem atenção e podem ser superados para deixar tudo ainda mais prático. 

Entrega ainda mais facilitada, atendimento e suporte pós-venda mais humanizado e eficiente são alguns pontos importantes.

Confira abaixo mais detalhes sobre os desafios das vendas online

Desafios do digital

Como tudo na vida, não há sempre um mar de rosas, é preciso realismo para reconhecer os obstáculos.

Quando falamos em comércio digital, isso aparece muito associado ao relacionamento com o cliente.

Portanto, alguns aspectos primordiais que merecem atenção são: 

Preservação de dados

Depois de já ter tomado conta do mundo dos negócios digitais no mundo todo, finalmente a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) entrou em vigor no Brasil. 

Basicamente, trata-se de uma regra que obriga todas as empresas que vendem online (sem exceção) a informarem ao consumidor sobre: 

  • motivo pelo qual precisam de dados pessoais;
  • quais dados precisam especificamente e para o quê serão utilizados.

Além de, claro, garantir a segurança e privacidade de toda e qualquer informação coletada. 

A medida é obrigatória e a empresa que não cumprir estará à mercê das devidas ações legais sobre o assunto. 

Solução eficiente de problemas

Tudo é para ontem, especialmente quando falamos em consumo na segunda década do século 21. 

Sendo assim, para cair nas graças dos clientes, a solução eficiente de problemas é um ponto essencial para sua marca. 

Inclusive, é um dos aspectos decisivos na hora de uma compra, já que é comum o consumidor pesquisar sobre a loja em sites de avaliação.

Sendo assim, cuide para que a imagem da sua empresa esteja dentro dos níveis de satisfação esperados.

E, caso existam muitas reclamações, mostre que há um serviço eficiente de resolução de problemas. 

Nunca deixe de responder às pessoas nas redes sociais ou sites de feedback.

Sempre mostre um caminho rápido e simplificado de resolver demandas. 

Isso faz com que as pessoas que tenham um primeiro contato com a marca percebam a responsabilidade com que lidam com clientes. 

Problemas de logística e otimização

Já que estamos falando em imediatismo, não podemos esquecer de pensar na logística e otimização de entregas.

Afinal, a tendência é que as entregas de compras online se tornem cada vez mais imediatas.

Ninguém quer ficar 2 ou mais semanas esperando uma encomenda chegar.

Há empresas em algumas cidades que já entregam em menos de 2 horas!

Tanta rapidez parece impossível, mas tudo tem a ver com a organização logística dos pontos de entrega e estratégias de otimização. 

Comunicação ineficiente 

As pessoas mais importantes de um comércio, seja ele físico ou online, são os clientes.

Por isso, de nada adianta investir em estrutura, otimização e praticidade se falhar no principal: comunicação!

A sua marca precisa dialogar com o público de interesse, chamar a atenção, ganhar confiança e ajudar, sempre.Tudo isso só é possível com a fórmula certa da comunicação:

Canais de atendimento eficientes e humanizados > linguagem adequada > marca acessível ao público. 

Esse é o básico que toda marca deve estabelecer em sua comunicação. 

Cross-channel: novas perspectivas 

Como vimos, não importa o tipo de comércio que você exerça, seja ele físico ou digital, parece que não há como fugir das limitações. 

Mas, calma, nem tudo está perdido! Afinal, você já ouviu falar em cross-channel? 

Em português claro é o cruzamento de canais, um conceito que defende a união de dois ou mais meios de venda, neste caso, a física e a digital. 

O objetivo é fornecer ao consumidor uma experiência única e um relacionamento com a marca mais facilitado.

Dessa forma, visa unificar a comunicação entre os canais de atuação de uma empresa. 

Para isso, o cross-channel parte de alguns pilares fundamentais: 

  • visibilidade;
  • mensuração;
  • otimização. 

Tendência que vem se fortalecendo cada vez mais e vem sendo apontada como o futuro do comércio, é o ideal para sua empresa.

Aproveite o melhor dos dois mundos, utilize as vantagens de uma loja física para suas vendas digitais e vice-versa.

Mas, como fazer isso? 

3 formas de unir mundos 

Totem físico de retirada

Já imaginou a praticidade de poder comprar um produto online, com todas as vantagens e preços especiais do digital, e conseguir retirá-lo pessoalmente dentro de poucas horas?

Com totens físicos de retirada isso é possível! E o melhor: não precisa ser apenas nas lojas físicas da sua marca. 

Faça parceria com outros estabelecimentos comerciais, assim você aumenta a cobertura de totens, facilitando a retirada em qualquer ponto do estado ou país. 

Muitas marcas já utilizam esse método e tem dado certo!  O segredo é contar sempre com um estoque múltiplo e armazenado em pontos estratégicos dentro da sua área de atuação. 

Cashback exclusivo

Outra tendência que veio para ficar e já se tornou o queridinho dos consumidores é o cashback.

Agora imagina fornecer a opção de cashback nas lojas físicas que podem ser utilizados em novas compras, inclusive no site?

Isso mesmo! Um cashback que vale tanto para loja física quanto para a virtual. Uma estratégia infalível para descolar novas vendas. 

Sorteios de cupom 

Seguindo a mesma ideia do cashback, os sorteios de cupom tendem a ser bem recebidos a depender do público que sua marca atinge. 

Realize sorteio relâmpagos para os clientes que estão na loja, valendo desconto na próxima compra pelo site ou até mesmo frete grátis.

Assim, você estimula o engajamento e fortalece a procura pelo site, utilizando a credibilidade e visibilidade da loja física para isso. 

Esses são alguns pontos essenciais para pensar na hora de colocar uma estratégia de cross-channel em prática.

Mas é claro que não conseguiriamos explicar tudo em um só artigo.  Então que tal se aprofundar ainda mais no universo das vendas online?

Leia mais sobre o assunto nos nossos posts relacionados e, se quiser ir ainda mais além, baixe agora nosso Guia Completo de Venda Online, desenvolvido em parceria com o Pagar.Me!

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