aumentar as vendas na loja física

8 dicas de como aumentar as vendas na loja física com o digital

postado em: Vendendo Online | 11
7 min leitura

A gente sabe bem que abrir um negócio não é fácil, não apenas por conta de toda a burocracia envolvida, mas também pela importância de construir estratégias de venda.

Mas você pode encontrar no Marketing Digital uma vastidão de possibilidades para destacar seus produtos de maneira única e sair na frente da concorrência.

O nome já entrega, mas o Marketing Digital é basicamente responsável por fazer propaganda do seu comércio através da internet como um todo. 

E é nele que vamos buscar carona para trazer 8 dicas para aumentar as vendas da sua loja de forma simples, direta e eficaz. Acompanhe a leitura e confira!

1. Faça um bom planejamento do que você irá produzir

Antes de qualquer estratégia mirabolante, torna-se essencial você ter um bom planejamento dos seus canais de venda na internet, como as redes sociais.

Integrar o online com a loja física requer a utilização de redes sociais, site, aplicativos gratuitos que facilitam na gestão, entre outros recursos importantes.

Quando falamos em planejamento, você precisa ter atenção para o fato de que, abrindo um novo canal, maiores são as chances de aumentar as vendas da loja. 

E, com isso, você precisará estar atento(a), por exemplo, ao seu estoque e ter fornecedores com quem possa realmente contar para não te deixar na mão.

Se você busca um fornecedor de acessórios de celular que te ajuda nesta missão de aumentar as vendas da sua loja, dê uma olhada aqui.

2. Foque em um conteúdo relevante e bom de verdade

Não poste algo no seu site ou redes sociais apenas para fazer número, mas sim para fazer a diferença diante da enormidade de empresas que vendem o mesmo que você.

Um conteúdo de valor é aquele que a pessoa consome, curte, salva, compartilha com outras pessoas e ainda faz questão de reagir em suas próprias redes sociais.

Para tanto, o ideal é entender como age o seu público de fato e de que maneira você pode chamar a atenção, gerando assim gatilhos de compra.

Desde que faça sentido com o que a sua audiência espera, use e abuse de imagens, vídeos, textos, gifs, memes e outros recursos que possam impressionar.

Mas você pode ir além!

Você pode começar a fazer um cadastro dos seus clientes, pedindo o e-mail deles, entre outros dados. A partir daí, você pode começar a trabalhar com e-mail marketing.

Ter um blog, por exemplo, ajuda a gerar interesse do público por meio da criação de conteúdo, de modo que as pessoas queiram saber mais da loja e aumentar vendas.

Vale a pena pesquisar sobre técnicas de Marketing Digital para posicionar melhor a sua marca e não cair no erro de acabar estressando o seu cliente. 

3. Trabalhe bem a identidade visual da marca

Levando em consideração que ter um catálogo online é uma das tendências de venda, você precisa despertar o desejo de compra com algo realmente atrativo.

Nada de postar fotos tortas, sem enquadramento ou improvisadas, valorize o seu produto ao máximo para que o seu público identifique valor agregado.

A identidade visual do seu comércio, tanto no online quanto na loja física, deve falar uma língua só para demonstrar profissionalismo.

Estude sobre a psicologia das cores, invista em imagens de boa qualidade e tenha atenção aos detalhes para aumentar as vendas.

4. Utilize o Google como parceria estratégica

Se você acha que o Google só serve para pesquisar suas curiosidades, então é melhor rever seus conceitos, pois existe um universo de possibilidades a serem exploradas.

A primeira delas é o Google Meu Negócio, onde você pode cadastrar sua loja, colocar o endereço, criar postagens, receber avaliações do público, entre outros atributos.

Isso ajuda a posicionar melhor a sua marca, bem como proporcionar visibilidade no Google Maps e, com isso, ter a chance de outras pessoas descobrirem que existe.

Além disso, você pode usar o Google Sites, Google Analytics, Google Drive, Google Agenda, Google Podcasts, entre outras ferramentas para alavancar o seu negócio.

Pode parecer muita coisa (e é!), mas vários dos recursos citados podem ser ótimos para aumentar vendas na sua loja desde que, como falamos, faça sentido para seu momento.

Faça uma pesquisa e invista em cursos (seja pelo YouTube ou através de uma escola) para que você possa entender mais sobre o assunto e aplicar na sua loja.

5. Crie promoções e cupons de retirada na loja

É muito difícil ver alguém que resista a uma boa promoção, pois a percepção de ter vantagem sobre algo nos atrai como o cheiro de frango assado de padaria. 

Sendo assim, crie ofertas especiais nos canais online para aumentar as vendas, bem como gerar engajamento do público.

Fazer cupons exclusivos ou sorteios no Instagram, podem ser ótimas estratégias, especialmente se a retirada for direto na loja física.

Mas vai com calma aqui, viu? Todo mundo quer aumentar as vendas da loja, mas vale agir com parcimônia. Pesquise sobre regras e cuidado para não acabar no prejuízo. 

6. Utilize o WhatsApp Business

Sabemos bem o quanto o WhatsApp revolucionou a comunicação entre as pessoas, sendo que o app ainda tem recursos extraordinários para as empresas. 

Com o WhatsApp Business, que é uma versão corporativa do aplicativo de mensagens, você organiza os contatos, melhora o atendimento e tem visibilidade.

Por meio do recurso de geolocalização, por exemplo, as pessoas do seu bairro podem visualizar a loja e entrar em contato para saber mais.

É possível também criar uma galeria de produtos, colocar horário de atendimento, links, mensagens automáticas, sistema de pagamento etc.

Tais ações através de um app gratuito e que todo mundo sabe mexer, é uma forma muito boa de aumentar as vendas na loja!

7. Mostre os bastidores do seu negócio

Pode acreditar, mas tem muitas vezes que a venda acontece quando os clientes se identificam com as pessoas que estão por trás do negócio.

Demonstrar carisma e que está na mesma correria dos seus clientes é algo de imenso valor, pois permite humanizar a marca e, de quebra, aumentar as vendas da loja.

Portanto, não tenha receio de mostrar os bastidores da loja física no TikTok, reels do Instagram, shorts do YouTube, stories do Facebook e assim por diante.

Gerar conteúdo por meio do cotidiano da loja é algo que faz sentido em uma boa estratégia digital, tanto para divulgar os produtos quanto interagir com o público.

8. Interaja com seu público e gere fidelidade

Por falar em interação, outra boa forma das pessoas notarem sua loja física é se comunicar bem com o público-alvo nas mídias sociais e canais de atendimento.

Crie uma experiência de compra com bom humor e um atendimento de qualidade, afinal, em tempos de redução do contato humano e de chatbots, demonstrar atenção pessoal ao seu cliente, vai fazer a diferença entre fidelizá-lo ou perdê-lo. 

Além do engajamento, desenvolva programas de fidelidade de modo que a pessoa se sinta instigada a gastar um pouco mais. 

Um bom exemplo e forma de incentivar que o cliente retorne com frequência, é pontuar as compras e recompensar o cliente quando ele alcançar a pontuação máxima.

Brindes também são uma boa estratégia! Em uma loja de aparelhos eletrônicos, por exemplo, você pode vender um item de informática e fornecer uma película grátis na primeira compra, que tal?

Para concluirmos, outra boa dica para aumentar as vendas da loja física com o digital é contar com fornecedores online, assim você pode economizar tempo, dinheiro, paciência e ter um estoque recheado.

O que achou das dicas que trouxemos? Bom, agora é contigo para dar os próximos passos. Neste processo, conte com a gente. Tamo junto, tamo dolado!

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