produtos de celular para o carnaval

Promoções de carnaval: como se preparar e vender mais

postado em: Administrando Sua Loja | 1
8 min leitura

Chegou aquela época do ano em que só se fala em uma coisa: Carnaval!

Há quem diga que o ano só começa de verdade depois desse feriado. 

Com a realidade dos últimos meses em torno da Pandemia, no entanto, tem se tornado inviável grandes festas carnavalescas. 

Mas se você pensa que o feriado esfria as vendas, é melhor ver isso aqui: 

segundo pesquisas, mesmo sem festas, em 2021 a época contou com um aumento de 72% em vendas do varejo comparado a 2020.

Os setores que mais se destacaram foram: saúde, educação, materiais de construção, serviços automotivos, livrarias e pet shop.

Mas falamos mais: como praticamente todo mundo tem pelo menos um aparelho de celular, lojas de acessórios de celular e informática também se destacam. 

Portanto, tira a poeira das promoções que vem coisa boa por aí! Continue lendo e saiba como se preparar para vender mais no Carnaval.

Planejamento, a alma do negócio!

Aumento repentino de demanda só consegue ser atendido com um bom planejamento de equipe e, claro, de processo de vendas. 

É preciso prever e estar pronto para tudo, fortalecer o estoque e treinar os funcionários para responderem possíveis dúvidas dos clientes. 

Além de, claro, ter sempre na manga condições especiais para conquistar aquele cliente que ainda está na dúvida se leva ou não o produto. 

Aliás, ponto importante de um bom planejamento de vendas: criar metas! Estabeleça objetivos a serem alcançados com as vendas de Carnaval. 

Mas, lembre-se: mantenha os pés na realidade, por isso, defina lucros possíveis para o histórico de vendas da sua loja dentro de um feriado prolongado. 

Se a meta é dobrar o volume de vendas durante o período de Carnaval, é importante definir quais os passos e ações são necessários para isso.

Assim, terá sempre um norte do que fazer e a certeza de que está no caminho certo. 

Pontos importantes na hora de definir as metas: 

Objetivo claro

O primeiro passo de uma meta real é saber onde deseja chegar. O quanto deseja aumentar as vendas?

A resposta para essa pergunta te dará o direcionamento necessário para chegar lá, onde almeja. 

Análise do mercado

Analisar a concorrência servirá de inspiração e até mesmo nortear sobre o que fazer e o que não fazer durante as vendas de Carnaval.

Além disso, ajudará na percepção de quais metas são possíveis alcançar e outras não, de acordo com o mercado em que sua loja atua. 

Indicadores de vendas

Avalie seu histórico de vendas no mesmo período, a partir disso, conseguirá ter uma base real de lucro. 

Analise também pontos de melhoria que podem ser executados e, consequentemente, alterar as possibilidades de lucratividade. 

Metodologia SMART

A metodologia Smart é fundamental no processo de uma definição de meta claras, conheça: 

  • S (Specific/Específico): definição do objetivo e detalhamento do ponto a alcançar.
  • M (Measurable/Mensurável): definição da mensuração desses objetivos.
  • A (Attainable/Atingível): o objetivo realmente possível de ser atingido.
  • R (Relevant/Relevante): o objetivo deve impactar positivamente na empresa e nos clientes e estar alinhado com o seu planejamento.
  • T (Time based/Temporal): data que o objetivo deve ser alcançado, mês, semestre etc.

Exemplo de meta Smart na prática:

“Aumentar em 20% as vendas dos produtos do setor X na loja física durante o período de Carnaval em comparação ao mesmo período do ano passado.”  

Estratégias de promoção 

Para chegar ao objetivo desejado é preciso mais do que apenas planejamento, temos que colocar a mão na massa! Sendo assim, estratégias de promoções são a base para tirar tudo do papel.

Mas muita calma nessa hora! Pode parecer simples apenas diminuir o preço dos produtos para chamar a atenção dos clientes.

Porém, uma boa estratégia de promoção vai muito além disso, é preciso levar em conta, por exemplo, o público-alvo. 

Quem são as pessoas que você deseja atingir e como fará isso?

Responder a essa pergunta é essencial para que os funcionários estejam por dentro do assunto e consigam desenvolver discursos convincentes de vendas. 

Afinal, quando sabemos com quem precisamos falar, escolher as palavras certas para conquistar aquilo que desejamos se torna muito mais fácil! 

Físico x online

Aspecto decisivo dentro de uma estratégia é o lugar onde essa promoção será divulgada.

Afinal de contas, o público de uma loja física quase sempre não é o mesmo de uma loja online.

Portanto, estratégias definidas para um determinado perfil de público não necessariamente funcionam para o outro e vice-versa. 

Em outras palavras, é preciso sempre falar a mesma língua de quem será impactado pelas promoções. 

Logística de entregas 

Tudo planejado, estratégias entregando os resultados de vendas esperados, dever cumprido? Quase!

Para que seja possível realmente comemorar a missão cumprida, não podemos esquecer do processo pós-compra. 

Como esses produtos chegarão para os clientes? Qual será a qualidade desse transporte? 

Dedique um tempo específico para organizar essa etapa do processo de compra que é tão importante quanto as primeiras.

Especialmente por se tratar de um período pré-feriado e compras que, em sua maioria, são realizadas com o objetivo de serem recebidas antes dessa data. 

Busque referências de transportadoras, analise as vantagens de trabalhar com serviço de Correios ou até mesmo entregas próprias para determinadas localidades. 

Ah, e não esqueça do frete, hein? 

Verifique a possibilidade de frete grátis em alguns locais ou até mesmo taxas fixas.

Afinal, valores altos de frete tendem a aumentar as chances de desistência na hora de finalizar uma compra. 

Produtos em alta

Leu até aqui e ainda está pensando em quais seriam os melhores produtos para estarem com valores promocionais neste Carnaval?

Então, aproveite que vamos deixar dicas de itens que, com certeza, terão boa saída para quem deseja aproveitar bem o feriado. 

Saco resistente à água 5.5
Braçadeira para celular 5.5
Capas para celular
Carregadores de celular
Caixas de som
Fitas Salva Celular

Mas, vale lembrar: tudo depende do público da sua loja e, claro, da sua área de atuação. 

E depois do Carnaval?

O Carnaval acabou mas as suas oportunidades de venda não!  Estratégias de pós-promoção são sempre bem-vindas. Que tal criar um saldão com o que sobrou do estoque pós-feriado?

Crie promoções relâmpagos a fim de liquidar os produtos e recomeçar seu mix! Falando nisso, tamo aqui Dolado para te ajudar com tudo que seu estoque precisa, seja no Carnaval ou no ano todo.

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