3 ideias de parcerias de sucesso com outros lojistas

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Ao contrário do que muitos imaginam, parcerias com outras empresas podem resultar em algo vantajoso para os dois lados. 

Quando bem feitas, as parcerias de varejo podem resultar em exposição e receita adicionais, e ambas as partes acabam satisfeitas com mais clientes e vendas.

Dito isto, firmar esses acordos vencedores nem sempre é um passeio no parque. Afinal, envolve tempo e esforço para encontrar.

E não é só isso:  avaliar e atrair parceiros em potencial também pode ser algo um pouco trabalhoso.

Talvez você também precise elaborar cuidadosamente os termos do seu contrato para garantir que os custos e as responsabilidades sejam claros para ambas as empresas.

Definir uma ou mais estratégias de vendas para uma empresa significa identificar as formas e os canais que permitem levar o seu nome aos potenciais clientes de um jeito mais eficaz.

Neste post, falaremos sobre as etapas que você deve seguir antes, durante e depois de se unir a outra marca para garantir que sua parceria e estratégia sejam um sucesso

Veja as dicas mega práticas que selecionamos abaixo e coloque-as em ação na próxima vez que estiver pensando em fazer parceria com outras empresas!

Identifique-se com quem fazer parceria

O principal é o mais importante: ter uma ideia clara de com quem quer se unir e a natureza de sua parceria é um primeiro passo crucial. 

Afinal, será assim que você poderá entender quem são os melhores parceiros e onde procurá-los. Quem não sabe o que quer encontrar, acaba sem saber para onde ir. 

Algumas assessorias de marketing renomadas afirmam que as seguintes coisas são o que as empresas devem considerar ao escolher boas marcas parceiras:

01. Ofertas complementares: você apela para o mesmo grupo demográfico/psicográfico, mas com produtos e serviços que funcionam bem em conjunto (ou em grupos – no caso de uma loja de acessório para celulares e informática, você pode se unir com lojas de manutenção, lojas que vendem e entregam aparelhos, lojas de presentes, dentre outras possibilidades).

Vocês têm ofertas semelhantes, mas se unem para aumentar o faturamento para todos os envolvidos: publicidade cooperativa com vários parceiros em um grande anúncio que nenhum de vocês poderia pagar sozinho. É uma ideia genial e econômica.

02. Base semelhante de clientes/fãs sem muita sobreposição: este é o segredo do sucesso de muitos profissionais de marketing na Internet. Eles promovem os produtos uns dos outros e cada um ganha novos fãs.

03. Conhecimento operacional complementar: tomemos, por exemplo, a parceria entre uma empresa que é muito boa em logística e a outra que é muito boa em entregas de última hora. Então, quando as duas resolvem se unir, o resultado será apenas um: sucesso. 

04. Parcerias beneficentes/com fins lucrativos com organizações cuja missão esteja alinhada com a identidade da sua marca: a sua loja de acessórios para celular deve sempre se atentar em fazer parceria com outras empresas que possuam a mesma linha de raciocínio e valores. 

Você não quer sua marca ou o nome da sua loja associado à alguém ou alguma empresa que não tenha os mesmos critérios éticos e valores morais que a sua. Dessa forma, busque sempre se atentar ao fato de como você quer ser lembrado. 

Quando você fecha parcerias com empresas que estão longe dos seus valores, pode se decepcionar e também frustrar seus clientes. Portanto, seja cauteloso nessa decisão. 

03 ideias de parcerias de varejo com outros lojistas

Você também deve pensar sobre a natureza do seu acordo. Como funcionará a parceria e qual é o seu resultado ideal? 

A resposta para isso depende do tipo de negócio que você e seus parceiros têm, e os objetivos de seu empreendimento.

Mas alguns exemplos comuns de equipes de negócios que funcionam bem incluem:

  1. Sorteios

Muitas empresas estão se unindo para explorar a base de fãs umas das outras e incentivar as vendas ou o engajamento. 

Esses tipos de parcerias estão se tornando cada vez mais comuns nas mídias sociais, graças ao Facebook e Instagram, que facilitam para os usuários marcarem, comentarem e interagirem com as marcas.

Você pode realizar sorteios com produtos, serviços e acessórios do nicho para quem comentar, compartilhar e curtir seu post, além de seguir os parceiros do sorteio. 

  1. Eventos

Acontece quando os varejistas decidem co-organizar eventos com iniciativas e/ou outros comerciantes. Dependendo do evento, essas parcerias podem permitir que os varejistas compartilhem custos, melhorem a exposição e se conectem com mais consumidores.

Alguns eventos são exclusivos com a proposta de realizar seminários, workshops, encontros, treinamento on-line e material complementar para empresas. 

Os participantes têm a oportunidade de se encontrar cara a cara com compradores representativos e oficiais de compras para que possam elaborar contratos. 

  1. Buzz e marketing social

Às vezes, uma parceria pode ser tão simples quanto ser “amigos de mídia social”. 

Popular entre as PMEs (pequenas e médias empresas) com experiência em redes sociais, esses acordos podem incluir a promoção ou a menção mútua nas mídias sociais. 

Vale também a contribuição de artigos ou conteúdo para os sites uns dos outros e a realização de competições on-line conjuntas, entre outras coisas.

As parcerias acima mencionadas são apenas alguns dos muitos tipos de acordos que você pode firmar com outras empresas. 

Sinta-se à vontade para explorar o que outros varejistas fizeram em seu setor para descobrir a parceria certa para você.

Alcance da maneira correta

Como mencionamos anteriormente, existem várias maneiras de entrar no radar de parceiros em potencial. Tudo depende de quem você está mirando e do tipo de negócio que você deseja fechar.

Aqui estão algumas ideias:

Torne-se um cliente

Isso funciona melhor se você estiver entrando em contato com uma pequena empresa em sua área. Se você quiser se juntar a uma empresa local, torne-se um cliente. 

Passe por sua localização e experimente seus produtos ou serviços em primeira mão. Forme relacionamentos com seus gerentes ou proprietários e, em seguida, traga a ideia de uma parceria quando tiver construído um pouco mais de intimidade.

De olho em parceiros maiores? Direcione melhor seus esforços

Conseguir parcerias com grandes empresas pode parecer assustador, mas não é impossível. 

Muitas pequenas e médias empresas fizeram isso e, com as estratégias certas, você também pode. O negócio é começar!

A chave é descobrir a melhor maneira de colocar o pé na porta. Para alguns comerciantes, isso pode se registrar como fornecedor para esse varejista. 

Para outros, isso pode significar enviar amostras ou entrar em contato com seus compradores.

Elaborando o acordo entre os parceiros

Desnecessário dizer que o acordo que você fará com seu parceiro dependerá do que você pretende realizar. 

Os termos de uma parceria de distribuição de produtos, por exemplo, serão totalmente diferentes de um acordo de promoção de mídia social.

Faça sua lição de casa

Certifique-se de fazer sua lição de casa sobre as regras e exigências da outra empresa.

Por exemplo, se você estiver negociando um produto, talvez seja necessário fornecer detalhes como pedidos mínimos, prazos de entrega, condições de pagamento, preços de atacado e varejo e muito mais. 

Fazendo um acordo de mídia social? Você precisará saber tanto os seus números quanto os de seu parceiro quando se trata de tráfego, leitores, listas de marketing por e-mail, contagens de seguidores etc.

Não se esqueça de realizar testes

Também é uma boa ideia testar a parceria antes de assumir um grande compromisso. Por exemplo, se você estiver contribuindo com conteúdo, faça alguns artigos antes de concordar em preencher o calendário editorial. 

Entrando em um acordo de distribuição? Teste os produtos em algumas lojas antes de distribuí-los em todos os locais.

Meça seus resultados e use essas informações para determinar se deve ou não continuar a parceria.

Agora é a sua vez: você já firmou parcerias com outras lojas ou empresas? Conte-nos sobre sua experiência nos comentários.

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