Gerando resultados: veja 5 estratégias que podem melhorar o movimento da sua loja

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Os últimos anos não foram fáceis para o comércio físico, é verdade. 

Afinal, cada vez mais pessoas trocavam as ruas do centro por alguns cliques em sites e lojas online. 

Foram meses de desafio para os comerciantes, como se destacar e concorrer com sites de diversas partes do Brasil e do mundo? 

Mas, como tudo, nada é impossível e há sim como driblar a concorrência e recuperar a atenção dos consumidores. 

Isso especialmente agora, com a tão aguardada retomada econômica. Ainda tímida, mas já trazendo resultados satisfatórios.

As ruas voltaram a se encher de pessoas e, claro, oportunidades de venda. 

Pesquisas afirmam que em fevereiro deste ano o fluxo de consumidores em lojas físicas cresceu 28% em comparação ao mesmo mês em 2021. 

Além disso, ainda que as compras online sigam em crescimento, cerca de 58% dos consumidores ativos na América Latina preferem lojas físicas. 

O estudo realizado pela Zebra Technologies ouviu consumidores e varejistas em 14 países, dentre eles, o Brasil. 

Nesse cenário de potenciais oportunidades, não dá para ficar de fora, né? 

Por isso, preparamos este conteúdo especial para você que deseja aumentar o movimento de clientes na sua loja física. 

Continue lendo e veja 5 estratégias que podem contribuir para isso e fortalecer a suas vendas. 

1 – Invista em uma boa fachada

Não restam dúvidas, a fachada é o cartão de visita da sua loja. 

Além de comunicar aos clientes o que vão encontrar ao passarem pela porta, também serve como uma ótima forma de se destacar da concorrência. 

Por isso, invista na fachada da sua loja! Escolha cores que chamem a atenção e ao mesmo tempo combinem entre si. 

Evite usar palavras difíceis, prefira palavras mais curtas e de fácil leitura, para que as pessoas passem o olho e saibam do que se trata.

Vale investir em mascotes ou até mesmo desenhos personalizados. 

Isso ajuda a fixar a imagem da sua loja na memória dos clientes criando, assim, uma forma de fidelização a longo prazo.

Para conseguir isso, conte com a ajuda de profissionais da publicidade ou até mesmo gráficas de confiança. 

2 – Crie vitrines com bons gatilhos visuais

As vitrines também funcionam como um bom cartão de visitas, mas vai além disso: é a sua chance de estimular compras. 

Sabe aquela ideia de amor à primeira vista quando um cliente vê um produto e percebe que precisa adquiri-lo?

É essa sensação que você precisa oferecer para quem passa em frente a sua loja! 

Aprenda a criar necessidades, às vezes a pessoa nem precisava de uma capinha de celular, mas você soube tão bem posicioná-las na vitrine que agora ela sente que precisa. 

Não existe fórmula mágica para conseguir esse efeito milagroso da necessidade de compra. 

Porém, existem alguns fatores que podem ser utilizados ao seu favor. Crie uma experiência visual e sensorial. 

Distribua cartazes falando mais sobre os produtos e até mesmo de possíveis ofertas, invista em uma trilha sonora para a loja. 

A música, junto com os estímulos visuais de cores e valores destacados, cria um conforto ao cliente capaz de intensificar sua vontade de compra.

Por isso, seja estratégico e pense sempre: o que eu gostaria de ver ao passar em frente dessa loja? O que eu gostaria de vender para essas pessoas?

Responder a essas perguntas pode te dar um ótimo direcionamento de como organizar a vitrine ideal.

Lembre-se sempre de destacar produtos de maneira intencional. 

Por exemplo, se você deseja vender mais fones de ouvido, pense em formas de deixá-los em posição de destaque na vitrine. 

3 – Use e abuse da criatividade e sazonalidade

Criatividade também é a alma do negócio, então não a deixe morrer. Quem não inova não se destaca!

Surpreenda os clientes, invista em decorações inesperadas e um mix de produtos diferenciado. 

Quanto mais variedade estiver disponível para venda, maior será o seu leque de oportunidades para converter vendas em lucro. 

Aproveite essa criatividade e não esqueça de datas importantes para o comércio. 

A sazonalidade costuma ser de altas demandas e chances de mater metas ainda maiores. 

Exemplos de datas para ficar de olho: 

  • Dia das mães;
  • Dia dos Pais;
  • Dia das crianças;
  • Dia dos Namorados;
  • Natal. 

Essas são algumas das épocas com maior demanda, pense em promoções especiais e exclusivas para cada uma das datas. 

No Dia das Crianças, por exemplo, invista em ofertas na área de brinquedos eletrônicos, fones de ouvido, caixinhas de som etc. 

Já no Dia dos Namorados, uma boa ideia é criar kits para presentear com um mix do que a sua loja oferece. 

Enfim, o que vale é: não esqueça de aproveitar a data ao seu favor com promoções e criatividade! 

4 – Tenha atenção com preços e promoções

Promoções são sempre bem-vindas, mas cuidado! Não exagere e nem deixe que os preços baixos prejudiquem o seu lucro. 

Neste caso, estimule sempre uma margem limite para que você nunca ultrapasse e deixe de lucrar com uma venda. 

Afinal, não adianta atrair mais pessoas para a loja se você não estiver tendo o retorno financeiro necessário para continuar investindo. 

Além disso, esteja sempre de olho no mercado e na concorrência local. 

Analise as tabelas de preço dos demais lojistas e compare as mercadorias oferecidas. 

Esteja sempre na média das outras lojas, assim você não corre o risco de vender pouco por estar muito caro e também de não lucrar, por estar extremamente mais barato. 

5 – Invista tempo! Especialmente em divulgação

Nada floresce se não existir empenho e dedicação no processo de cultivo. Isso vale para flores e também para negócios!

Um comércio precisa de tempo, atenção e paciência para crescer e aumentar vendas. 

Por isso, esteja disposto a investir grande parte do seu tempo em sua loja, assim como aprender a ter paciência e estabelecer uma meta por vez. 

Inclusive, a melhor forma de conseguir atingir metas de venda é investindo em divulgação. 

Afinal, todos já sabem: quem não é visto não é lembrado. As redes sociais estão aí como excelentes aliadas nessa missão. 

Direcione um tempo específico para alimentar um perfil no Instagram e até mesmo Facebook com postagens que expliquem os produtos e serviços que a sua loja oferece. 

Além de claro, conteúdos que mostrem as vantagens de ser um cliente, a história da sua loja e mais. 

Crie relacionamento com os clientes, responda comentários, mensagens no bate-papo, esteja sempre aberto para tirar dúvidas.

A chance de clientes bem atendidos fecharem uma compra é muito maior! Sendo assim, seja prestativo e atencioso. 

Esteja disposto a ouvir e a buscar soluções para as demandas dos possíveis clientes, tudo sempre dentro da realidade de cada um.

Bônus: 3 coisas que afastam clientes da sua loja 

Ao mesmo tempo em que existem dicas para atrair clientes, também existem comportamentos que devem ser evitados para não afastá-los. 

Por essa razão, separamos alguns deles que podem te ajudar a não sofrer com isso no futuro. 

Discursos prontos e falta de sinceridade

O consumidor moderno está cada vez mais exigente e, consequentemente, menos tolerante a coisas que não o agradam.

Não têm mais paciência para aqueles velhos discursos prontos, sabe? De que aquele produto é perfeito e vai solucionar todos os problemas da vida dele. 

Hoje os clientes buscam sinceridade e atendimento personalizado, querem que você entenda o que eles precisam de verdade.

Um exemplo clássico:

Não adianta oferecer/tentar vender uma capinha de celular de outro modelo apenas porque “também serve”.

Clientes percebem quando você só está tentando forçar uma venda. Sendo assim, evite!

Não há problema em reconhecer que naquele momento você não possui a mercadoria que ele precisa, peça um contato e diga que avisará quando o produto certo chegar. 

Assim, além de manter a boa impressão, você consegue criar um relacionamento com o consumidor. 

Insistência

Não há nada mais desconfortável do que entrar em uma loja onde os vendedores são insistentes e ficam a todo momento nos cercando. 

Você, lojista, deve se sentir desconfortável também, os seus clientes não são diferentes. 

Sabemos que muitas vezes não é intencional, mas a tentativa de ser prestativo pode ter efeito reverso e fazer com que o cliente saia correndo da loja. 

Por isso, saiba dosar! Ser prestativo e estar disponível para esclarecer dúvidas tudo bem, mas não ultrapasse limites. 

Tentativas de venda a todo momento 

O mesmo vale para tentativas excessivas de vender. 

Sabemos que conseguir vender produtos é fundamental, mas cuidado para não sufocar quem está apenas “dando uma olhadinha”.

Antes de comprar um produto, o cliente passa por todo um processo de reflexão para ver se precisa mesmo investir naquilo, se é o momento certo. 

Não atrapalhe esse processo, isso pode fazer com que a pessoa se sinta pressionada a comprar e, sem ter pensado direito, desista de levar o produto!

Respeite o tempo de cada um e não tente acelerar as coisas apenas porque precisa bater a meta de vendas do mês. 

Sim, sabemos que quando o assunto é lidar com clientes o desafio é sempre gigantesco. 

Mas, como vimos, está bem longe de ser impossível! Para te ajudar ainda mais, separamos outros conteúdos:

5 acessórios de celular que mais vendem no Brasil 

6 dicas eficientes para gerenciar problemas com clientes

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