escolhendo o ponto da sua loja

Escolhendo o ponto comercial da sua loja: 6 dicas para encontrar o espaço ideal

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Escolher um ponto comercial é a peça chave para alcançar o desejado sucesso em vendas. 

Afinal, é a sua localização que irá interferir diretamente no volume de oportunidades de venda e também na visibilidade do seu comércio. 

Só em 2021 foram abertas mais de 200 mil lojas em todos os setores do varejo que concluiu o ano com mais de 2,4 milhões de estabelecimentos ativos. 

Por isso, se você está começando agora e quer entrar para esse crescimento, pensando em abrir a sua primeira loja, não faça isso antes de ler este texto.

Continue lendo e veja 6 dicas para encontrar o espaço ideal para o seu primeiro ponto comercial. 

1 – Bem localizado (acessibilidade)

O primeiro ponto que deve ser levado em consideração na escolha de um espaço comercial pode até parecer óbvio.

Mas a localização jamais pode deixar de ser levada em conta. 

Aliás, para além da localização, é interessante pesquisar sobre a vizinhança, pedir opinião de moradores e outros possíveis lojistas ao redor. 

Dessa forma você evita surpresas com bairros violentos ou com baixo histórico de comércios. 

Outra coisa para não esquecer: analisar a acessibilidade do local escolhido. Pense como se fosse um cliente: 

  • É fácil chegar até a loja? 
  • Muito longe? 
  • Local de difícil acesso, sem pontos de ônibus ou metrô por perto? 
  • Quais meios de transporte seriam necessários para chegar até lá? 
  • Seu perfil de público possui esse meio de transporte? 

Essas são algumas das questões que precisam estar presentes antes de fechar um espaço, afinal, são determinantes para o futuro das suas vendas. 

2 – Fluxo de pessoas

O local escolhido é acessível? Ótimo! Mas agora é preciso pensar no fluxo de pessoas ao redor. 

Quem são essas pessoas? Por que passam por ali? Qual a frequência disso? São pessoas que compõem o seu perfil de cliente? 

Afinal, de nada adianta estar localizado em um espaço onde quase não há circulação de pessoas ou que até tenha, mas por pessoas que não se interessam por seus produtos. 

Quanto mais pessoas certas passarem pela vitrine da sua loja mais chances de atingir suas metas.

Portanto, garanta que se trata de uma localização estratégica, ruas que conectam dois ou mais bairros, avenidas movimentadas, regiões centrais, etc. 

3 – Proximidades

Ainda sobre o fluxo de pessoas, verifique o entorno da sua futura loja. O que há por perto? Escolas, lanchonetes, outras lojas, etc. 

Tudo isso irá interferir no volume de pessoas que passam por ali.

Uma estratégia é estar sempre por perto de bancos. 

Diariamente uma ampla faixa de pessoas passa por instituições financeiras diariamente e estão mais propensas a gastar dinheiro. 

Vale a pena se certificar de pontos negativos das proximidades também como lojas careiras, estabelecimentos com pouca credibilidade etc.

Afinal, isso pode prejudicar o fluxo de pessoas na região.

4 – Analise a concorrência ao redor

Isso vale não apenas para a região em que você atua, mas para um todo, o contexto geral do seu segmento. 

Esteja sempre atento à concorrência. Analise preços ofertados, mix de produto, estratégias de comunicação, divulgação e atendimento ao cliente. 

É uma excelente fonte de aprendizado sobre o que fazer ou não fazer.

Além de, claro, sempre guardar grandes oportunidades de se destacar entregando coisas diferentes do habitual observado.

Mas em âmbito local, pesquise também a reputação da concorrência: o que as pessoas dizem sobre eles? Qual a opinião dos clientes?

Dessa forma é possível ter uma visão macro do terreno em que a sua loja está entrando. 

5 – Considere o possível crescimento da região

Escolhas boas são aquelas que continuam sendo boas a longo prazo, por isso, antes de fechar um espaço, analise o crescimento da região. 

Verifique se é uma parte da cidade em constante evolução e quais as chances de se tornar cada vez mais movimentada e procurada. 

Essa é uma forma de saber se nos próximos 2, 5, 10 anos ou mais, ainda valerá a pena continuar nessa região. 

Veja se a prefeitura tem planos para a localidade, abrir novas estações de metrô, pontos de ônibus, comércios em geral, etc.

Valorizar o entorno do seu comércio colabora para que a sua lucratividade aumente e, claro, o valor dos produtos oferecidos também.  

6 – Controle a ansiedade, pense a longo prazo

Sabemos que abrir seu próprio negócio é um momento de muita expectativa e ansiedade. 

Mas, não deixe que a vontade de tirar logo seus sonhos do papel atrapalhe no futuro do seu negócio. 

Pense com calma, analise e se imagine a longo prazo. Não faça nada sem analisar muito os prós e os contras de uma escolha. 

Tenha em mente suas metas e visualize as etapas que você precisa passar para atingi-las. 

Portanto, não se canse, pesquise, pesquise e pesquise sempre mais! 

Visite diversos espaços, converse com muitas pessoas sobre os possíveis lugares, tenha um leque de opções antes de decidir. 

Então é melhor ter uma loja no centro da cidade? 

Essa é a primeira coisa que as pessoas costumam pensar quando o assunto é espaço comercial.

No entanto, abrir uma loja no centro da cidade nem sempre é sinônimo de sucesso.

Apesar de normalmente contar com um excelente fluxo de pessoas, no centro também mora uma grande concorrência.

Regiões que geralmente são conhecidas pelo comércio, tornam o desafio de se destacar ainda mais latente.

Por que os clientes devem escolher a sua loja e não a outra?

Essa resposta precisa ficar clara, assim que alguém passa pela sua fachada!

Conseguir fechar vendas precisa de estratégias eficientes para driblar a competitividade.

Atrativos como preço, bom atendimento e condições de pagamento são fundamentais.

Outras dicas para se destacar no centro

Invista em uma fachada e vitrines atrativas. 

Com bons elementos visuais, coloridas, com letreiros que chamem a atenção. 

Evite cores apagadas como cinza e marrom e também deixe de lado palavras difíceis. 

Isso vale também para o nome da sua loja! 

Menos é mais nestes casos, então pense em um nome simples e de fácil entendimento.

Assim, ao olhar a fachada, a pessoa já saberá quais os produtos você vende. 

Caso contrário, as chances de limitar o volume de pessoas que chegam a entrar na loja é grande. 

Além disso, um nome simples e objetivo contribui para que só atraia aqueles que de fato se interessam pelo que você tem a oferecer.

Por fim, não esqueça do atendimento ao cliente! 

Cliente satisfeito é cliente bem atendido, então fuja do automático. 

Ouça, tire dúvidas, seja sincero e esteja aberto para compreender o momento e as necessidades de cada um dos clientes.

Clique aqui e veja dicas de como atrair mais clientes para sua loja física.   

E aí, pronto para dar entrada no começo da sua nova loja? 

Agora você já sabe tudo o que um ponto de venda precisa ter para ser ideal!

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5 formas inteligentes de organizar o seu estoque

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