Quando o assunto é começar um novo negócio, independente do segmento escolhido, existem diversos desafios a serem superados.
Entre eles, estão escolher o mix de produtos ideal, desenvolver a forma correta de divulgar tais produtos e, claro, impactar possíveis clientes.
No caso de uma loja de acessórios para celular e itens de informática não é diferente.
Pode ser, inclusive, até mais desafiador, visto que se trata de um mercado vasto e com alta procura, e que consequentemente possui grande concorrência.
Então, como se destacar e ter sucesso nas vendas?
Neste texto você encontrará 5 dicas de como abrir um negócio que atenda esse nicho de mercado. Vem conferir!
1 – Estabeleça a sua estrutura de negócio
A primeira coisa a ser pensada na hora de abrir uma loja é: qual será meu modelo de negócio? Físico ou on-line?
Essa decisão é primordial para facilitar as novas escolhas a serem feitas no decorrer do caminho durante a abertura de uma loja.
E aqui vale dizer que não existe escolha certa ou errada, tudo vai depender do seu objetivo e do perfil de cliente que você deseja conquistar.
Além de, claro, do leque de oportunidades de venda que você deseja ter.
Isso porque, por não precisar se preocupar com localização, as vendas on-line oferecem ainda mais chances de crescimento , atendendo qualquer cidade.
Logicamente, para estar em qualquer lugar do país, basta uma boa estrutura para a entrega dessas demandas.
No caso de lojas físicas
Se você optar por uma loja física, é preciso pensar em alguns aspectos. Dentre eles, o espaço em que suas vendas acontecerão.
Será, por exemplo, um espaço comercial alugado ou algo construído naquele cômodo em sua própria casa?
Leve também em consideração a localização deste espaço! Há nas redondezas grandes movimentações de pessoas focadas em compras?
Ruas movimentadas e famosas pelo circuito de compras, podem facilitar,e muito, as suas vendas.
Afinal, quanto mais pessoas transitando pela vitrine, maiores são as chances de vender os produtos, especialmente se esses possíveis clientes já estiverem neste intuito.
Por isso, lojas em regiões de comércio costumam ter mais demandas do que em bairros pouco movimentados e primordialmente residenciais.
Ah e não se esqueça de, além da localização, analisar também o valor do aluguel na busca do melhor custo benefício.
Se baseie sempre na soma de aluguel + gastos fixos para ter uma noção do quanto você deve lucrar para não ficar no prejuízo.
Sendo assim, não invista em um aluguel que fuja muito da sua faixa de lucratividade habitual, mesmo que a proposta faça seus olhos brilharem. Um passo de cada vez!
Nos gastos fixos considere: contas de água e luz, pagamento de fornecedores e funcionários.
Portanto, caso a sua faixa de lucro seja, por exemplo, de R$5.000, a soma do aluguel + gastos fixos não podem ultrapassar isso.
Claro que sabemos que este volume de lucro varia de acordo com cada mês, mas mantenha-se sempre abaixo da sua média.
Assim, nos meses em que o lucro for maior, sobrará mais dinheiro para investir na loja e, nos meses mais fracos, você não terá problemas com dívidas.
Já para vendas on-line
Por outro lado, ao optar pelas vendas online, as escolhas a serem feitas são outras, como, por exemplo, o meio de atuação.
Site ou redes sociais? Se optar por redes sociais, quais delas?
Como pretende oferecer seus produtos e chamar a atenção dos possíveis clientes?
Essas são algumas das perguntas que precisam de respostas para começar qualquer conversa sobre loja digital.
Falamos disso em outro conteúdo, que com certeza irá te ajudar!
Clique aqui e veja como começar a vender on-line.
2 – Aprenda quais são as responsabilidades fiscais
Seguir às riscas as regras e responsabilidades fiscais exigidas a uma empresa é fundamental para evitar problemas no futuro.
Por isso, por menor que seja sua loja, cuide para estar sempre por dentro do que é exigido ao seu modelo de negócio e segmento em que atua.
Por exemplo, se a sua loja possuir um faturamento bruto anual de até 81 mil reais, pode ser registrada como MEI (Microempreendedor Individual).
Caso esse número seja maior, o registro já deve ser diferente, como ME (Microempresa).
Neste caso é preciso ter, no máximo, 360 mil de faturamento anual e até 9 funcionários para lojas como a sua, relacionadas ao comércio e serviços.
Mas, é claro que não é só isso. Um assunto como esse merece mais espaço para ser falado!
Por isso, preparamos um conteúdo especial com tudo o que você precisa saber sobre isso.
Clique aqui e confira em nosso blog.
3 – Invista na contratação de equipe
Uma boa equipe é a alma de qualquer negócio, por isso as contratações merecem atenção!
Se a sua loja for física, por exemplo, é preciso lembrar de que os colaboradores terão contato direto com o público.
Sendo assim, é essencial que tenham desenvoltura para conversar, defender os produtos e, claro, conquistar o cliente na fala.
Por isso é muito importante uma entrevista verbal, além de entender como foram suas experiências anteriores. Se o candidato tiver referências, melhor ainda.
Mas seja física ou digital, uma coisa não pode faltar quando falamos em equipe é: conhecimento. Principalmente quando falamos sobre o segmento de acessórios para celular e informática.
Como são assuntos que vivem em atualização, é comum que os clientes tenham dúvidas ou queiram saber mais sobre o produto.
Por isso é fundamental que seus colaboradores dominem o assunto para explicar, mostrar certeza e aumentar a credibilidade da sua loja.
Já imaginou perder uma venda por que o seu vendedor não sabe para qual modelo de celular uma capinha serve ou se o fone de ouvido funciona em videogames?
Esse é o tipo de erro que não deve acontecer e pode ser evitado com treinamento de equipe a respeito de tudo que chega na sua loja.
Começou o mês e repôs o estoque com novidades?
Convoque os colaboradores para um demonstrativo de como funcionam os novos produtos, quais as vantagens, diferenciais e até comparativos.
Dê a oportunidade para que tirem dúvidas, e peça para que eles falem sobre o produto para que você possa ver se entenderam na prática.
Assim, todos estarão em sintonia e por dentro de tudo o que a loja pode oferecer aos seus clientes.
4 – Desenvolva uma gestão de estoque eficiente
Sem produtos não há venda, né? Por isso ter um controle de estoque é essencial!
Faça diariamente um balanço de entradas e saídas de mercadoria. Assim, você sempre saberá quais produtos estão em falta e quais estão prestes a acabar.
Afinal, não dá para vender primeiro e checar a disponibilidade depois, a menos que você queira perder clientes.
O ideal é criar, junto da equipe, um processo de organização no qual, após toda venda, registrar qual item foi vendido e quantas unidades.
Dessa forma, todos têm conhecimento da falta no estoque e assim evitam desencontros de informações.
Alguns sites e programas de gestão podem ajudar, como o Google Planilhas, Excel e o Trello. Mas, se preferir, o bom e velho caderno de estoque sempre será um ótimo aliado!
5 – Encontre fornecedores de confiança
Por fim, mas nunca menos importante, estabelecer relações de confiança é fundamental para um negócio próspero.
Sendo assim, busque por fornecedores que te ofereçam, além de produtos, negócios honestos, transparentes e um atendimento que entenda você e o momento que a sua loja está vivendo.
Você sabe isso muito bem: condições de pagamento, entregas facilitadas, preços atrativos e ampla opções de produtos são importantes, sim!
Mas nada substitui a tranquilidade em saber que não terá dores de cabeça com imprevistos e muito menos perda de tempo.
Afinal, a correria do dia a dia pede praticidade e custo benefício, né? A melhor notícia é que na dolado você encontra tudo isso em poucos cliques.
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