Quanto gasta para montar uma loja de acessórios de celular?

Quanto gasta para montar uma loja de acessórios de celular?

postado em: dolado | 0
13 min leitura

Se você já pensou em ter um negócio de eletrônicos, certamente já deve ter se perguntado: “Quando preciso para abrir uma loja de acessórios para celular?”. 

A resposta para essa pergunta é muito relativa, uma vez que o valor a ser investido pode variar de acordo com diversos fatores, como localização, tipo de negócio, produtos e outros.

No entanto, não é impossível saber o valor relativo que será gasto na montagem de uma loja de acessórios para celular. 

Para isso, você deve considerar os gastos principais da abertura de uma loja de acessórios para celular, como aluguel, mercadoria, divulgação, colaboradores, entre outros. 

Sabemos que esse processo não é simples. Então, para ajudá-lo nessa caminhada, neste artigo, a Dolado irá mostrar o quanto é necessário para abrir uma loja de acessórios para celular. 

Vamos começar? Então, boa leitura! 

Por que abrir uma loja de acessórios para celular?

Celulares são dispositivos essenciais na vida das pessoas. Através desse aparelho é possível trabalhar, passar o tempo, se comunicar, praticar hobbies entre muitas outras funcionalidades.

Por ser um equipamento tão utilizado, é normal que as pessoas estejam sempre em busca de proteger e otimizar o uso desse dispositivo e é aí que entram os acessórios para celular.

Lojas de acessórios costumam oferecer tudo que as pessoas buscam para customizar e melhorar seus celulares. Itens como cabos, capinhas, películas e fones são apenas alguns dos objetos frequentemente comprados pelas pessoas.

Nesse cenário, investir em uma loja de acessórios para celular significa vender coisas que as pessoas estão sempre buscando.

Como montar uma loja de acessórios para celular

Para saber quanto gasta para montar uma loja de acessórios de celular é necessário seguir vários passos para montar uma empresa de forma legal e eficiente no Brasil. Conheça-os abaixo:

Como montar uma loja de acessórios para celular

Legalização

A legalização é um fator que deve ser resolvido, de preferência, antes de dar início ao processo de montagem da loja.

O processo de compra e venda de acessórios de celular, por menor que seja o negócio, é considerado uma ação comercial e por conta disso, deve ser feito de acordo com as normas do governo. 

O primeiro passo é abrir um MEI (Microempreendedor Individual), caso queira começar com um negócio pequeno ou um ME (Microempresa) caso queira uma loja um pouco maior.

Feita essa parte, busque auxílio de um contador para obter um CNPJ e dar continuidade em toda a papelada. Uma vez que a parte jurídica está feita, você pode partir para os próximos passos.

Tenha em mente que é necessário investir um valor considerável nesta etapa. Apenas o custo para abrir o CNPJ varia entre R$500 à R$1500, somado a isso vem o investimento com a documentação geral, pagamento do contador e dos impostos necessários para dar início a sua empresa.

Localização

A localização é um dos pontos mais importantes a serem levados em consideração por quem deseja entender quanto gasta para montar uma loja de acessórios de celular. Afinal, quem não é visto não é achado. 

Escolha um local adequado para estabelecer sua loja, o ideal é que o local seja de fácil acesso e que possua uma visibilidade adequada, tais como uma rua de grande circulação de pessoas ou um centro comercial.

O local não precisa ser muito grande. Acessórios para celular são itens normalmente pequenos e não ocupam muito espaço, algumas prateleiras já são o suficiente para expor os itens em locais que os clientes possam ver.

Entretanto, isso não significa que o local pode ser minúsculo, pois uma loja de difícil circulação pode incomodar os clientes.

Escolha de fornecedores

Um dos fatores que vai determinar o quanto você vai gastar para montar uma loja de acessórios de celular é a escolha dos fornecedores.

Para ter uma loja de acessórios de sucesso é necessário contar com bons fornecedores, quanto maior a qualidade dos itens que você vender, maior será a satisfação do cliente.

Não tenha medo de “perder tempo” nessa etapa. Busque por fornecedores que ofereçam os melhores produtos para que você possa ter uma vantagem sobre a concorrência.

Quando encontrar, feche uma parceria e negocie um valor aceitável, afinal, além de vender itens de qualidade você também precisa garantir uma margem de lucro satisfatória.

Recrutamento de equipe

O tamanho da sua equipe dependerá diretamente do tamanho de seu negócio. 

Lojas de acessórios para celular normalmente são fáceis de gerenciar e, normalmente nos estabelecimentos menores, esse papel é atribuído ao próprio dono que pode focar na administração e contratar ao menos um funcionário para cuidar do caixa.

Como a maior parte dos investidores começa com uma loja pequena, no início não é tão necessário se preocupar com funcionários.

Mas à medida que o estabelecimento cresce, uma equipe se torna necessária, a depender do tamanho da loja, são necessários de 1 a 4 funcionários para atender os clientes e cuidar do caixa.

Definição de produtos

Existem itens que não podem faltar em qualquer loja de acessórios para celular. Carregadores, cabos, capinhas, películas e fones são apenas alguns dos produtos mais comprados pelos clientes e devem estar presentes em todas as lojas de acessórios, mas isso não significa que sua loja deve se resumir a eles.

Apostar em diferenciais garante que os clientes priorizem a sua loja ao invés da concorrente

Além de oferecer os produtos com uma qualidade maior do que as outras lojas, invista em novidades, produtos novos e que estão começando a atrair a  atenção do público. Ser um dos primeiros a vender as principais novidades do mercado garante muita visibilidade para seu estabelecimento.

Divulgação

Quando sua loja estiver pronta, significa que é hora de partir para a divulgação. A melhor forma de fazer isso atualmente é estar presente na internet.

Crie um perfil para sua loja no Instagram; uma página no Facebook e, até mesmo, grave vídeos para o Tik Tok. A internet tem um potencial de divulgação enorme, por conta disso, se fazer presente na rede é essencial para quem quer ser encontrado.

Além dos investimentos com marketing digital, não deixe de lado as formas tradicionais de divulgação.

Práticas como contratar alguém para distribuir folders em pontos estratégicos da cidade, por exemplo, são investimentos necessários e que devem entrar no orçamento no momento de calcular quanto vai gastar para montar uma loja de acessórios de celular.

Quanto preciso para abrir uma loja de acessórios para celular? 

Afinal, quanto preciso para abrir uma loja de acessórios para celular? O valor investido em sua loja dependerá de alguns fatores, como introduzido anteriormente. 

Por exemplo, é possível fazer a abertura de uma loja de acessórios para celular gastando pouco. Por outro lado, também é possível gastar mais. Tudo dependerá de suas escolhas. 

Por isso, é essencial que você faça um planejamento detalhado do que será necessário para a abertura da sua loja e quanto está disposto a gastar. 

Para ajudá-lo nesse processo, trouxemos, a seguir, alguns gastos principais necessários para a abertura de uma loja de acessórios para celular. Vamos dar uma olhada? 

Taxa do Registro de junta comercial

O primeiro custo que você terá é com a “Taxa de Registro de Junta Comercial”. Essa é uma taxa solicitada para o cadastro de uma empresa na Junta Comercial. 

A Junta Comercial é responsável por regularizar e fiscalizar as atividades empresariais. É válido ressaltar que essas taxas podem variar de acordo com a região em que você mora. 

O registro na Junta Comercial é um dos demais documentos que serão necessários para a abertura de uma loja de acessórios para celular. 

Por isso, é fundamental que você faça um planejamento detalhado sobre os documentos necessários para a abertura de um empreendimento. 

Para isso, você pode contar com um contador ou um especialista em negócios para ter uma estimativa de quanto será os custos com as documentações. 

Custo com alvará e taxa de fiscalização da prefeitura

Outro custo necessário para a abertura de uma loja de acessórios para celular é a taxa de fiscalização da prefeitura. 

O alvará de funcionamento é um documento emitido pela prefeitura que autoriza a operação legal do empreendimento no local determinado. 

Ele é concedido após a análise das condições de segurança, higiene e conformidade com as leis municipais. 

A taxa do alvará e de fiscalização podem variar consideravelmente de acordo com a região. O valor pode ser cobrado pela prefeitura na hora da emissão e também na renovação. 

Geralmente, o valor do alvará é calculado com base em alguns critérios, como o tamanho da área ocupada pela loja, a atividade comercial exercida e a localização. 

Então, certifique-se do valor do alvará na sua região para realizar um planejamento financeiro inicial detalhado. Para isso, entre em contato com a prefeitura da sua cidade.  

Taxa inicial do Registro de marca

Outro aspecto importante é a taxa inicial do registro de marca, uma vez que é um processo legal que concede proteção aos direitos de propriedade intelectual sobre um nome. 

Ou seja, esse registro é uma maneira de assegurar o nome, logotipo, símbolo ou design da sua marca, distinguindo as empresas concorrentes.

Registrando sua marca, você garante a exclusividade sobre ela, evitando que outras empresas usem ou copiem sua identidade corporativa. 

Para registrar sua marca é necessário investir uma quantia, ela também pode variar de acordo com o tipo da marca e a sua região. 

No Brasil, o órgão responsável por registrar as marcas é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

Certificado digital

Atualmente, o certificado digital é um documento muito importante para diversos negócios, pois permite a autenticação e assinatura digital de documentos eletrônicos. 

O objetivo principal desse documento é garantir a segurança e a validade jurídica das transações online, contendo informações como nome, CPF ou CNPJ, chave pública e data de validade. 

Existem diferentes tipos de certificados digitais, cada um possui suas próprias características e finalidades. 

Para uma loja de acessórios para celular o tipo mais comum é o Certificado Digital de Pessoa Jurídica (e-CNPJ), que é utilizado

Investimentos iniciais no seu negócio

Por fim, e não menos importante, não podemos nos esquecer de falar sobre os gastos com os investimentos iniciais no seu empreendimento. 

Os investimentos iniciais podem variar dependendo de alguns fatores do negócio, como tamanho, localização, escopo do negócio, entre outros. 

Para você colocar na ponta do lápis todos os gastos que terá no seu negócio, separamos os principais para você. Veja a seguir: 

  • Localização;
  • Reformas e decoração;
  • Estoque inicial;
  • Mobiliário e equipamentos;
  • Marketing e publicidade;
  • Custos legais e administrativos;
  • Serviços profissionais;
  • Capital de giro.

Esses são alguns dos investimentos iniciais comuns para a abertura de uma loja de acessórios para celular. 

Considere os valores de cada um e faça um planejamento detalhado, analisando todos os aspectos do seu negócio específico. 

Vale a pena investir em loja de acessórios?

Afinal, quanto custa para abrir uma loja de celular?

Mas afinal, vale a pena investir em loja de acessórios? A resposta para esse questionamento pode ser difícil, já que depende de diversos fatores. 

No entanto, em geral, vale a pena investir na montagem de uma loja de acessórios. Porém, é válido dar atenção em alguns pontos cruciais, como: 

  • Tamanho do mercado e demanda: Antes de abrir sua loja, é necessário fazer uma pesquisa de mercado para entender a demanda por acessórios para celular em sua localização;
  • Concorrência: Estude a concorrência local. Se houver muitas lojas de acessórios para celular na região, é importante considerar como você pode se diferenciar no mercado;
  • Tendências do mercado: Esse é um dos pontos mais importantes para manter sua loja como referência no mercado. Esteja atento às tendências do mercado de dispositivos móveis. Isso porque as novas tecnologias, lançamentos e produtos inovadores podem afetar a demanda por acessórios para celular.
  • Habilidades e conhecimentos: Aliás, além de estar antenado nas novidades, é necessário ter habilidades e conhecimentos sobre o mundo de acessórios para celular. Dessa maneira, você poderá trazer para sua loja novidades e, assim, sempre mantê-la atualizada;
  • Planejamento financeiro: Um fato crucial a se considerar na hora de montar uma loja de acessórios para celular é o fator financeiro. Certifique-se de que possui rendimentos suficientes para a abertura do seu empreendimento. Faça um planejamento financeiro realista, considerando todos os custos. 

É válido ressaltar que esses são apenas alguns fatores que devem ser considerados na hora de abrir um negócio de acessórios para celular. 

Por isso, faça uma análise de mercado detalhada, pesquisando e estudando o seu público alvo e também o mercado atual. 

Se você deseja ter uma loja sempre atualizada com produtos de qualidade e da atualidade, conte com a Dolado, sua fornecedora de acessórios para celular e muito mais! 

Conclusão 

Iniciar a abertura de um negócio não é uma tarefa fácil. No entanto, com as instruções e ferramentas certas, é possível abrir um empreendimento de sucesso.

Agora que você já sabe quanto gasta para montar uma loja de acessórios, já é possível tomar a iniciativa do seu empreendimento e dar o primeiro passo para sua abertura.  

A loja de acessórios para celular é um empreendimento inteligente, uma vez que é voltado para uma realidade atual e que está em constante atualização. 

Então, se você está planejando abrir uma loja de acessórios para celular, você não precisa se preocupar com a obsolescência. 

No entanto, você deve sempre manter seu estoque atualizado. Para isso, conte com uma fornecedora de qualidade, como a Dolado. 

Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais dicas sobre empreendedorismo, não se esqueça de acompanhar o blog da Dolado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.