reposição de mercadorias

Reposição de mercadorias para lojas de acessórios: como fazer?

postado em: dolado | 0
7 min leitura

A reposição de mercadorias é uma das etapas mais importantes de um varejo. Nenhum dono de loja quer ter produtos encalhados no estoque, assim como não gostaria de ficar sem determinado produto na prateleira e acabar perdendo um cliente fiel pra concorrência, é aí que as estratégias de reposição se fazem necessárias.

Uma gestão de estoque eficiente significa uma loja bem abastecida com produtos corretos e um fluxo de rotatividade adequado no estoque. Atingir a reposição ideal requer um bom conhecimento do próprio negócio, do público e por fim das estratégias de reposição de estoque.

Para lhe ajudar com isso, preparamos este conteúdo com informações essenciais acerca da reposição de mercadorias.

Qual a importância da reposição de estoque bem feita?

Uma reposição eficiente de mercadorias evita que os clientes se frustrem ao não encontrar o que buscam.

Manter os estoques bem abastecidos garante que, mesmo que determinado produto acabe nas prateleiras, novas unidades estarão disponíveis para que as vendas não parem.

Efetuar a reposição de mercadorias da forma correta ajuda a reduzir custos. Por mais que muitos varejistas encarem a criação e manutenção do estoque como gastos, na verdade investir em gestão de estoque evita perda de vendas por conta de produtos em falta.

Além disso, manter o estoque em dia garante que as prateleiras continuarão sendo abastecidas, o que conquista a confiança do cliente.

A reposição de estoque correta também evita situações como reposições não planejadas por um valor mais alto que o comum.

Manter uma estratégia de reposição de mercadorias gera previsibilidade, o que é ideal para evitar gastos e manter uma rotina financeira estável.

Tipos de reposição de estoque

Antes de montar uma estratégia, primeiro é preciso entender quais são os tipos de reposição de mercadoria utilizados nos comércios.

Apesar de serem apenas dois — reposição de estoque contínua e periódica —, essas duas modalidades se diferem muito e a estratégia escolhida terá impacto direto na sua loja. Conheça os dois tipos:

Reposição de estoque contínua

A reposição de estoque contínua se caracteriza pela compra constante de mercadorias em pequenas quantidades, ocupando um espaço menor na estocagem.

Apesar dos custos dessa modalidade de estoque serem menores, o investimento da compra dos produtos é maior graças a constante compra em pequenas quantidades.

reposição de estoque tipos

Reposição de estoque periódica

A reposição periódica é realizada em datas fixas. Diferente da contínua, a reposição de mercadorias periódicas não é antecipada ou postergada a depender do espaço disponível em estoque, as vendas são monitoradas e, no dia do pedido, é encomendado a quantidade exata da mercadoria que falta em relação a demanda da mesma.

O risco dessa modalidade se dá quando ocorrem aumentos repentinos nas vendas, que pode resultar em um ou mais produtos ficarem em falta.

Como fazer reposição de estoque de forma eficiente?

Para fazer a reposição das mercadorias de forma eficiente, primeiro é necessário ter uma boa estratégia de gestão de estoque. 

Os métodos podem variar a depender do tipo de negócio e da demanda dos produtos, por conta disso, o primeiro passo é identificar qual a estratégia mais eficiente para seu modelo de estabelecimento.

Uma boa forma de fazer isso é através de uma análise das vendas. Faça uma coleta de dados como o desempenho na venda dos produtos e produza relatórios com as informações obtidas, somado a isso, conheça as tendências e variações do mercado para manter seu estoque atualizado.

O próximo passo é criar um estoque de segurança. Também conhecido como estoque mínimo, esses produtos de reserva servirão para abastecer as prateleiras enquanto aguarda a entrega de uma nova remessa de mercadorias. 

Entretanto, esse estoque não deve ser o motivo para efetuar o pedido de mercadorias ao fornecedor, mas sim garantir um abastecimento após o pedido ter sido feito.

Assim como o estoque mínimo, também é importante determinar um estoque máximo, que se baseia no máximo de produtos que você deve possuir no estoque para suprir a demanda sem desperdícios por perda de produtos vencidos. 

Determinar a quantidade máxima de produtos ajuda a fazer previsões de futuras encomendas e colabora na organização do local.

Dicas para fazer reposição de estoque de acessórios

Apesar de conhecer a importância, montar uma estratégia de reposição não é uma tarefa fácil. Fazer isso requer muita análise do próprio negócio e do fluxo de demanda dos seus clientes e do público geral. Veja abaixo algumas dicas para ajudar a analisar esses detalhes.

Conheça tudo sobre seu público-alvo

Tenha uma ideia sólida de como é seu público-alvo. Conhecer seus clientes ajuda o trabalho de reposição de mercadorias, pois você sempre saberá os produtos mais vendidos, quais são os dias de maior demanda e o comportamento dos compradores.

O ideal é a construção de uma persona, um personagem fictício que possui todas as características dos seus principais compradores. 

Faça análises do fluxo de rotatividade

Como citado anteriormente, a previsibilidade ajuda a manter uma rotina financeira saudável para o negócio. Fazer análises do fluxo de rotatividade fornece um maior controle dos gastos, pois isso torna nítido os períodos de maior gasto e lhe ajuda a se preparar para eles.

Além disso, essa análise ajuda a desenvolver uma visão mais ampla do negócio e colabora com planejamentos como contratações de funcionários ou compra de equipamentos para auxiliar no trabalho.

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Tenha controle de demandas

Ter controle da demanda significa criar uma previsão em torno das vendas de determinado produto.

Essa expectativa de vendas colabora na organização dos estoques, pois através dela é possível saber quais serão os produtos mais vendidos em determinados períodos. 

Esse controle se torna ainda mais essencial em datas especiais, como Natal ou Dia dos Pais, por conta de que nessas datas determinados produtos possuem uma demanda superior em relação ao restante do ano, e caso o comércio não tenha tal produto em estoque o cliente irá optar pela concorrência.

Conte com bons fornecedores

A gestão de fornecedores é uma das etapas mais importantes na administração de um negócio.

Conhecer bem seus fornecedores e possuir uma boa comunicação com os mesmos ajuda a se planejar no momento de fazer o pedido de mercadorias, isso porque você saberá o tempo estimado que levará para receber os produtos e poderá se planejar para fazer o pedido no momento certo.

Lojas de acessórios: onde comprar produtos para reposição de estoque?

Como citado no tópico anterior, ter bons fornecedores é essencial para o sucesso do negócio e isso também se aplica a lojas de acessórios. No mercado da tecnologia, ter os produtos de maior qualidade é o principal diferencial que lhe coloca na frente da concorrência.

E é por isso que nós da Dolado existimos. Oferecemos os produtos com o melhor custo-benefício do mercado e possuímos todos os produtos que você precisa para abastecer sua loja de acessórios, conheça nosso catálogo e faça seu pedido!

Saber construir uma estratégia de reposição de estoque eficiente é a melhor forma de manter seu comércio em dia e os clientes satisfeitos.

Para construir essa estratégia de maneira adequada, conheça a fundo seu negócio e seu público, além disso, não deixe de fazer relatórios detalhados com o fluxo e a demanda das mercadorias.

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