mulher empreendedora exemplo de empreendedorismo individual

Empreendedorismo Individual: Guia Completo de Como se Tornar um Empreendedor de Sucesso!

postado em: dolado | 0
8 min leitura

Se você já pensou em criar o seu próprio caminho no mundo dos negócios, saiba que não está sozinho nessa jornada. 

O empreendedorismo individual, também conhecido como EI (Empresário Individual), é uma maneira fácil de iniciar na carreira de empreendedor. 

Muitas pessoas se perguntam qual é a maneira mais fácil de ingressar no mundo dos negócios, e o empreendedorismo individual pode ser a resposta. 

Apesar de ser um dos caminhos mais simples, ainda é essencial que você saiba como trilhá-lo para não ter problemas futuros. 

Por isso, neste artigo, a Dolado explorará todo o conceito de empreendedorismo individual e como aplicá-lo de maneira correta. 

Vamos começar? Então, boa leitura! 

O que é empreendedorismo?

Para iniciarmos, vamos começar explicando o que é empreendedorismo. Isso porque esse é o conceito base para entender o empreendedorismo individual. 

Em palavras simples, o empreendedorismo é termo que envolve a busca ativa de novas maneiras de fazer as coisas, seja criando um novo produto ou serviço. 

As pessoas que estão envolvidas no mundo do empreendedorismo são conhecidas como empreendedores, onde possuem seus próprios produtos, serviços ou comércios. 

O conceito de empreendedorismo é muito amplo e pode passar por diversas vertentes, desde o lançamento de um novo produto até a criação de um pequeno negócio. 

No entanto, independentemente do caminho a ser percorrido, o empreendedorismo está diretamente ligado à criação de ideias a serem comercializadas. 

Quais os tipos de empreendedorismo?

Como dito anteriormente, o empreendedorismo é um conceito muito amplo e pode transitar em diversas áreas. 

Por conta disso, é importante entender quais são os tipos de empreendedorismo existentes no mercado. Os principais são: 

  • Empreendedorismo Corporativo: O empreendedorismo corporativo é voltado para uma empresa já estabelecida. Aqui, os funcionários e equipes buscam constantes inovações, desenvolvem novos produtos, otimizam processos e exploram novos mercados. Tudo com o objetivo de impulsionar o crescimento da própria empresa;
  • Empreendedorismo Social: Já o empreendedorismo social tem como objetivo resolver problemas sociais e ambientais, desenvolvendo projetos e iniciativas que visam impactar positivamente a sociedade. Por isso, os projetos são voltados para questões como pobreza, educação, saúde, meio ambiente e igualdade;
  • Empreendedorismo Digital: No empreendedorismo digital acontece a criação e o gerenciamento de negócios online. Então, isso abrange desde startups tecnológicas até o comércio eletrônico, marketing digital, desenvolvimento de aplicativos e prestação de serviços online;
  • Empreendedorismo de Negócios: Esse é o tipo mais tradicional dos empreendedorismos, onde os indivíduos iniciam, administram e expandem seus próprios negócios;
  • Empreendedorismo Verde: Por fim, não podemos nos esquecer do Empreendedorismo Verde, também conhecido como sustentável. Ele é voltado para o desenvolvimento de produtos e serviços que diminuem o impacto ambiental. 

Esses são alguns tipos de empreendedorismo, mas pode ser que surjam outras maneiras de empreender ao decorrer da movimentação do mercado. 

Então, é muito importante que você sempre esteja estudando o mercado empreendedor para saber qual é o tipo ideal de empreendedorismo para o seu negócio. 

O que é empreendedorismo individual?

mulher em sua loja de construçoes consultando em seu notebook o que é empreendedorismo individual

Agora vamos falar do empreendedorismo que está ganhando bastante espaço nos últimos anos: o empreendedorismo individual. 

O empreendedorismo individual, é uma maneira de empreender exercendo atividades econômicas de maneira autônoma, por conta própria, como um negócio individual. 

Essa é uma alternativa simplificada e acessível para quem deseja formalizar e legalizar seu empreendimento, mesmo que seja de pequeno porte. 

Ele é uma maneira de incentivar e apoiar o desenvolvimento de micro e pequenos negócios, contribuindo para a geração de empregos e para o crescimento econômico. 

Como funciona o empreendedorismo individual?

Para dar início ao empreendedorismo individual, a primeira etapa começa com a identificação do produto ou serviço a ser comercializado. 

Aqui, você pode decidir o seu comércio por meio de uma inovação, paixão pessoal ou identificação de uma necessidade que ainda não foi atendida. 

Após decidir o seu empreendimento, é necessário explorar o mercado, analisar os concorrentes e definir as estratégias para o sucesso do seu negócio. 

Com isso, é hora de dar uma forma jurídica ao seu empreendimento. Como estamos em um empreendimento individual, a opção mais coerente é conhecida como EI. 

Ela é uma das maneiras mais escolhidas devido à sua simplicidade e agilidade de criação. 

Com a forma jurídica definida, é hora de formalizar o seu negócio. Aqui, envolve registrar o empreendimento, obter um CNPJ, e cumprir as obrigações necessárias.

É essencial dar ênfase a essa etapa pois é o ponto de partida para lidar com os aspectos financeiros e tributários, como pagamento mensal do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Uma vez que as bases estão estabelecidas, você poderá partir para a operação diária do seu negócio, dependendo do setor escolhido. 

Quais são as características de um empreendedor individual?

Para você entender melhor como funciona o empreendedor individual, conheça suas características principais: 

  • O EI é direcionado para quem utiliza o próprio nome como marca ou como prestação de serviços específicos;
  • Direcionado para empresários que atuam de maneira individual com seus próprios negócios;
  • Para ser enquadrado como EI, a empresa deve ter um faturamento anual de até R$ 360.000,00 como Micro Empresa (ME) e até R$ 3,6 milhões como empresa de pequeno porte (EPP);
  • O processo de formalização do EI é simplificada, ou seja, a burocracia é reduzida; 
  • Os EIs desfrutam de uma carga tributária simplificada e geralmente menor comparada a outros tipos de empresas; 
  • O EI tem um limite anual de faturamento, ajustado anualmente; 
  • Comparada a outros tipos de empresas, a gestão administrativa e contábil do EI tende a ser mais simples;
  • O EI não é a mesma coisa que o MEI. 

Vale ressaltar que o EI não pode ser a melhor opção para todos os tipos de empreendimento. 

Então, é importante avaliar as características do negócio que está pretendendo abrir, assim como seus objetivos e suas necessidades.

Quem pode e quem não pode ser um empresário individual?

qual a importância do empreendedorismo individual

Quer saber se você se enquadra em um empreendedor individual? Saiba a seguir quem pode e quem não pode ser um EI:

Quem pode ser um empreendedor individual

  • Maiores de Idade; 
  • Nacionais e Estrangeiros Residentes;
  • Atividades Compatíveis com a Regulamentação;

Quem NÃO pode ser um empreendedor individual 

  • Menores de Idade;
  • Pessoas Impedidas por Lei; 
  • Atividades Restritas ou Regulamentadas; 
  • Certas Profissões Regulamentadas.

É muito importante considerar os fatores citados acima para saber se seu negócio pode participar do empreendedorismo individual. 

Como abrir um EI?

Para abrir um EI, é necessário seguir alguns passos essenciais. Para isso, a Dolado separou um passo a passo de como abrir um EI da maneira certa. Veja abaixo! 

  • Passo 1: Defina qual é a atividade principal do seu negócio;
  • Passo 2: Realize uma pesquisa de mercado para avaliar a demanda do seu negócio;
  • Passo 3: Escolha um nome para o seu negócio único; 
  • Passo 4: Dirija-se ao órgão responsável pelo registro de empresa com as documentações necessárias;
  • Passo 5: Após o registro da marca, você receberá o número do seu CNPJ;
  • Passo 6: Verifique se a sua atividade exige licenças ou autorizações específicas;
  • Passo 7: Se necessário, será necessário fazer a inscrição estadual ou municipal;
  • Passo 8: Inicie a emissão de notas fiscais do seu 
  • Passo 9: Defina a contabilidade do seu negócio e o pagamento dos impostos devidos;
  • Passo 10: Por fim, quando for prestar serviços ou acordos, formalize tudo em contratos escritos, especificando prazos, valores e condições. 

Esses são os passos principais para o seu negócio individual funcionar corretamente e seguir as regulamentações recomendadas. 

Quais são as atividades permitidas ao EI?

Praticamente, todas as atividades econômicas, que possuem CNAE, podem ser exercidas por empresários individuais. 

Em legislação, é obrigatório que atividades regulamentadas sejam realizadas por meio de EI, como advocacia, engenharia e arquitetura. 

A tributação do EI se enquadra na categoria do Simples Nacional, utilizado caso o negócio seja ME.

Se você deseja abrir o seu primeiro negócio individual e precisa de fornecedores confiáveis, conte com a Dolado. 

Em nosso site, você encontrará produtos de qualidade para revender em sua loja. Venha conhecê-los! 

Conclusão 

O empresário individual possui um papel crucial na economia do país, oferecendo oportunidade acessível aos pequenos empreendedores que possuem ideias inovadoras. 

Optando pelo EI, você tem a chance de explorar suas habilidades, paixões e desenvolver produtos e serviços inovadores para contribuir com o crescimento econômico. 

O empreendedorismo individual não estimula somente a criação de negócios, mas também fomenta a diversidade e a competição saudável do mercado.

Então, caso opte por ser EI, considere fatores importantes como a sua paixão, dedicação, desafios e incertezas. 

Um planejamento sólido, pesquisa de mercado, gestão financeira responsável e estratégias de marketing eficazes são elementos cruciais para a viabilidade do negócio.

Gostou deste conteúdo? Então, acesse o Blog da Dolado para mais artigos como este! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.