Como administrar uma loja: 9 dicas para crescer e evitar dores de cabeça

postado em: Administrando Sua Loja | 4
10 min leitura

Você sabe exatamente o que precisa fazer para administrar corretamente a sua loja evitando dores de cabeça futuras e, talvez, uma possível falência? Vamos lá:

Ao longo de uma semana de trabalho, mesmo as melhores equipes encontram obstáculos que levam a uma queda na produtividade ou na eficiência. 

Reuniões improdutivas, muitos e-mails desnecessários e não saber no que os outros estão trabalhando, pode distrair os membros de sua equipe de suas listas de tarefas reais e levar a resultados ruins.

A eficiência da equipe descreve quanto trabalho altamente relevante o time  pode realizar, quando atritos e distrações são simplesmente retirados da equação. 

Uma boa administração da equipe não se conta apenas através de números – trata-se de tornar o local de trabalho eficiente, criar espírito de equipe e aumentar o desempenho geral da loja.

As empresas de sucesso não aparecem do nada, mas você pode trazê-las à vida um passo de cada vez. Existem algumas regras de ouro que o ajudarão a evitar erros básicos e ficar um passo à frente dos outros para crescer e administrar melhor o seu negócio.

01.  Planejamento

Enquanto algumas pessoas planejam a vida inteira, há um outro grupo de pessoas que começam do completo acaso. 

Ambas as formas podem levar seu negócio ao sucesso ou causar sérios problemas. 

Dessa forma, você deve se acostumar com um equilíbrio entre as fases de planejamento e as fases de ação desde o início. 

A fase de planejamento (especialmente quando você inicia uma empresa) inclui um plano de negócios detalhado no qual você pode apresentar sua própria ideia. 

Além de definir os objetivos exatos, explicar o que é especial, como você se diferencia da concorrência e também observar o momento em que você reflete sobre a fase de ação e modifica os planos. 

Ao planejar, você também deve estar ciente de que muitas coisas podem dar errado, mas sem se deixar dissuadir de sua própria ideia. Depois de examinar as vantagens e desvantagens, será mais fácil para você ter um plano B caso surja um problema.

Ao planejar, lembre-se: “Aprender sem pensar é vão; pensar sem aprender é perigoso.” (Confúcio) E vá ajustando seu plano de negócios.

2. Destaque-se da concorrência

Há muitos restaurantes, muitos advogados, muitos designers e muitas, mas muitas lojas disponíveis no mercado – mas por qual motivo o seu negócio deveria ter mais sucesso? 

Ao planejar, pense em um objetivo e um produto ou serviço que o diferencie da concorrência. Porque você só pode se afirmar, se o seu produto for excepcional e for lembrado pelos (potenciais) consumidores. 

Para fazer isso, responda às seguintes perguntas por escrito: 

  • por quê tantos clientes devem me procurar?;
  • o que estou fazendo diferente da concorrência?;
  • como definir minha marca? 

As empresas de sucesso são caracterizadas por serem diferentes de seus concorrentes, resolvendo dores que as outras não enxergavam ou não davam a devida atenção.

3. Implementar metas

Para que não fique apenas na fase de planejamento, você deve dividir o tempo em sua mesa e o tempo em que você age com muita precisão. 

Quando você define um prazo para cada tarefa e o cumpre, você se disciplina e consegue começar as coisas que se propôs a fazer. 

Se você se dedicar a isso, deve ter sempre em mente os princípios básicos da vida, que nem tudo corre sempre em linha reta e, sobretudo, nem sempre como planejado. 

As empresas de sucesso planejam, implementam, refletem, executam, continuam a planejar e a implementar. Porque elas sabem que enquanto estiverem trabalhando com um bom planejamento, os resultados tendem a ser sempre positivos.

É claro que algumas tarefas e projetos são mais importantes que outros. Por isso, é importante ter objetivos bem definidos e uma ideia de como o seu trabalho contribui para atingir esses objetivos. Suas metas de curto prazo fornecem uma base sólida para metas de longo prazo

É útil ter uma ideia clara de quais tarefas estão alinhadas com as metas de toda a empresa ou departamentos. Dessa forma, todos se unem e podem tomar decisões que afetam o objetivo geral.

4. Construir e manter contatos

Qualquer um que trabalhe em frente de si mesmo, preso em sua própria loja, em breve não somente não conseguirá vender nenhum produto, como também não será capaz de lidar com os tempos de mudança, já que está fechado em seu próprio ambiente e sua própria mente. 

Portanto, você deve ver sua empresa, sua concorrência, seus parceiros e empreendedores de outros setores como uma família com quem você pode aprender e que você apoia ou pelo menos motiva. 

Muitos deles podem se tornar seus parceiros de negócios, você pode aprender com outros e ver quais os caminhos que eles estão tomando, e nessa multidão você encontrará os consumidores dos quais sua empresa vive e sobrevive. 

No entanto, isolar-se completamente é tão errado quanto fazer networking demais. Você pode não ter contato com a concorrência de forma suficiente, mas deve considerar a possibilidade de tê-los. 

Separe uma quantidade específica de tempo por dia ou por semana para ser dedicado ao networking.

05. Separar vida pessoal da vida profissional

Existem algumas boas razões para separar a vida pessoal da vida profissional, com cautela. 

Encontrar um equilíbrio estável entre a vida profissional e a vida privada nunca é fácil: o princípio do equilíbrio entre vida profissional e pessoal explica como fazê-lo seguindo “regras” simples da vida.

Obviamente, não há equilíbrio que funcione para todos, nem há um equilíbrio entre os dois que é certo ou errado. 

O equilíbrio trabalho-vida é, portanto, um processo estritamente pessoal que pode mudar de acordo com a idade, os objetivos e o sistema de valores, sempre em constante evolução.

Se você não souber equilibrar os dois pontos, poderá sofrer com estresse diário e, consequentemente, diminuir o rendimento em ambos os lados. 

Portanto, entenda que trabalhar de forma produtiva não significa tirar o máximo proveito de sua vida privada, mas ter uma quantidade ideal de trabalho.

Ou seja, não assuma compromissos demais no trabalho. Muitas vezes menos é realmente mais. 

Não planeje todo o seu tempo, uma agenda um pouco folgada deixa espaço para a espontaneidade. Isso motiva você a fazer mais e alcançar mais! 

06. Marketing e Vendas

Sua loja possui um novo produto, está com uma nova promoção ou está oferecendo um serviço que não está disponível em sua região, mas as vendas estão lentas? 

Então, provavelmente você negligenciou uma das regras mais importantes que as empresas de sucesso seguem: dê a seus produtos duas vezes ou até mais tempo para anunciá-los do quê para colocá-los na estante. 

Para que muitas pessoas comprem seu produto ou usem seu serviço, elas também precisam saber que este existe e porque elas precisam ou devem escolher ele. 

Use todos os canais de vendas que você puder. Quanto mais pessoas você alcançar, quanto mais especificamente você abordar o público em cada meio, mais rápido você poderá conquistar clientes – e ganhar dinheiro.

07. Atendimento ao cliente

A qualidade do serviço ao cliente pode trazer sucesso ou quebrar uma empresa. O atendimento ao cliente é importante porque pode diferenciar sua empresa da concorrência. Este serviço pode manter as pessoas leais à sua marca, produtos e serviços nos próximos anos.

No entanto, isso só é possível se sua loja der prioridade máxima ao atendimento ao cliente – caso contrário, seus clientes não estarão mais dispostos a se comprometer. 

A prova disso é que cerca de metade dos clientes mudará para um concorrente após apenas uma experiência ruim. Com mais de uma experiência ruim, esse número salta para 80%.

O principal objetivo do atendimento ao cliente é responder às perguntas dos clientes de forma rápida e eficaz, resolver problemas com sensibilidade e cuidado, aumentar a credibilidade da marca e nutrir relacionamentos.

08. Como conduzir bem a equipe

Nenhum funcionário é igual ao outro. Cada pessoa tem diferentes experiências, pontos fortes e fracos que os tornam um membro valioso para sua equipe. 

Da mesma forma, pessoas diferentes gostam de trabalhar em coisas diferentes. Por exemplo, um dos membros de sua equipe pode gostar de fazer pesquisas e criar relatórios, enquanto outro colega de equipe prefere executar ações do que pesquisar.

Saber quem em sua equipe se destaca em uma habilidade específica e encontrar maneiras de fazer com que essa pessoa gaste tempo fazendo o tipo de trabalho que gosta, ajudará a manter as tarefas e os projetos funcionando sem problemas. 

Além disso, se você sabe que uma pessoa é apaixonada por uma tarefa específica, é mais provável que ela faça um trabalho de melhor qualidade e conclua a tarefa mais rapidamente. 

Se possível, você também deve atribuir tarefas que a pessoa responsável perceba como enriquecedoras ou desafiadoras. Isso também fortalece o desempenho de sua equipe.

Os funcionários também devem ter a sensação de que podem falar com o chefe sem medo de represálias, lembre-se disso. 

09. Preste atenção na saúde e na moral do time

Só porque você trabalha em um departamento diferente não significa que você não pode trabalhar em conjunto com seus funcionários. Afinal, todos vocês estão trabalhando para o mesmo objetivo: fazer a sua loja crescer no mercado. 

Na gestão de projetos, é precisamente a cooperação que faz de você um verdadeiro líder da equipe. Quando você domina a colaboração eficaz, pode se comunicar melhor com seus funcionários e fazer um trabalho excelente e significativo.

A fim de aprimorar suas habilidades no trabalho em conjunto, você deve entrar em uma troca animada com os colaboradores. 

Comunicação aberta, menos formalidades e cocriação são essenciais para qualquer equipe colaborativa. Demonstre e se interesse pelo bem estar emocional e físico da sua equipe e, consequentemente, eles valorizarão cada dia mais o cargo ocupado. 

Seus funcionários querem um chefe que seja honesto e justo, e que se preocupe com seus semelhantes.

Conclusão

Como muitas coisas na vida, nem tudo corre conforme o planejado e nenhuma lei é imutável. 

Ajuste as regras de acordo com suas habilidades, orçamento, negócios, o tempo e o ambiente em que você vive e trabalha. 

Mantenha o fio condutor, mas fique atento ao novo e ao desconsiderado. E lembre-se, você não pode pular uma montanha, mas pode subir um degrau de cada vez. Isso também se aplica a empresas de sucesso.

4 Responses

  1. Rômulo Gandra

    Primeiramente quero vos parabenizar por tamanha atitude, ajudar pessoas também é um dos meus objetivos.
    Vocês são 10, oferecer um conteúdo tão valioso gratuitamente isso é com certeza é louvável e agrega valor.
    Estou imensamente satisfeito de ter fechado essa parceria com a Dolado.

    Que Deus abençoe muito vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.