O Dia das Mães está chegando e, se você é dono de um e-commerce ou tem sua própria loja física, sabe muito bem que esta é a época do ano em que todos procuram presentes.
Quase 50% das compras nesta data ocorrem antes do feriado. Sendo assim, é muito importante que você esteja com sua estratégia de vendas antecipada.
Sabendo disso, decidimos trazer algumas ideias e campanhas de marketing de Dia das Mães para que você possa realizar para levar as pessoas a escolherem seus produtos e acessórios para celular para presentear.
Se você acha que as pessoas só gastam dinheiro com flores, roupas e produtos de beleza, está enganado. O comportamento dos consumidores mudou muito de um tempo pra cá e, atualmente, acessórios para celular e correlatos também entraram na lista de presentes desejados.
Quando você deve começar a promover o dia das mães?
Uma ótima ideia é começar a promover o Dia das Mães pelo menos entre 3 e 4 semanas antes do dia especial.
Isso te dá mais tempo para lembrar aos compradores que o grande dia está chegando, decidir o que comprar e deixar espaço suficiente para os tempos de envio.
Como você pode ver, você ainda tem tempo para preparar sua loja, e se você ficar sem ideias, não se preocupe! Aproveite esta lista de dicas e campanhas de marketing para o Dia das Mães que ajudarão a expandir sua loja online!
Crie uma página dedicada ao Dia das Mães
Primeiro, dê uma olhada em seus produtos. Existe algo que você possa incluir como presente de Dia das Mães, mesmo que não esteja diretamente relacionado a este feriado?
Ter uma página temática torna mais fácil para todos os visitantes que entram em sua loja exclusivamente para procurar presentes para esta ocasião. Também pode ser útil ao tentar converter clientes recorrentes em compradores do Dia das Mães.
No entanto, você não pode criar uma página de ideias de presentes para o Dia das Mães e esperar que suas vendas aumentem por conta própria. Você precisa pensar em como promovê-lo e como tornar mais fácil para seus clientes encontrá-lo. Uma prática comum é criar um pop-up que leve os usuários à seção específica.
Prepare um guia com ideias de presentes
Procurar um presente para alguns pode ser estressante, especialmente quando você não tem ideia do que comprar. A primeira coisa que você normalmente faz para se inspirar é pesquisar na Web.
É verdade que você pode “perder” muito tempo encontrando o presente certo, mas quando você o encontra, todas aquelas horas gastas procurando valem a pena.
Com o Dia das Mães logo virando a esquina, seus clientes provavelmente já estão procurando presentes. Para acompanhá-los na caça aos presentes, ajude-os com um guia temático!
Se você tem um blog ou um perfil nas redes sociais, também pode escrever um artigo com algumas dicas e vinculá-las aos seus produtos
Não se esqueça das vitrines
Não se engane, as pessoas vão recorrer às lojas físicas para ideias de presentes de Dia das Mães.
Sendo assim, coloque sua loja no radar deles, enfeitando com a temática para a ocasião. Deixe claro que você está vendendo algo para o Dia das Mães soletrando-o em suas janelas.
Outra ideia é comprar um lindo (e mais barato) adesivo “Feliz Dia das Mães” e colá-lo na vitrine da sua loja
E não se esqueça de mostrar seus melhores produtos centrados na mãe para todos que passarem pela sua loja tenham noção e possam ver exatamente o que você está oferecendo.
Faça parcerias com floriculturas, spas, joalherias ou restaurantes locais
Associe a sua loja de acessórios com outras lojas, como floriculturas, spas, joalherias e restaurantes.
Essa parceria pode trazer muitos benefícios e novos clientes. Você pode, por exemplo, planejar um vale-presente (ou seja: gaste R$100 reais em presentes para sua mãe e ganhe um vale-presente de R$50 para o estabelecimento parceiro).
A loja se beneficia com o aumento do valor das compras, e o estabelecimento parceiro também ganha por conquistar novos clientes.
Esse arranjo pode funcionar nos dois sentidos. Se você deseja aumentar o movimento em sua localização, considere formar uma parceria com comerciantes locais que faturam muito mais no Dia das Mães (floriculturas, restaurantes, spas, etc)
Ofereça produtos personalizados
A customização de produtos é uma das tendências mais importantes dos últimos anos e está destinada a permanecer.
Os números mostram que cada vez mais compradores preferem produtos exclusivos e também estão dispostos a gastar mais.
Embora os itens personalizados sejam populares durante todo o ano, eles são perfeitos para eventos especiais e feriados.
Como introduzir itens personalizados em sua loja:
- Adicione um novo produto à sua coleção como uma edição limitada e torne-o personalizável;
- Ou, se você já oferece produtos para o Dia das Mães, personalize os mais populares (capinhas de celulares personalizadas é uma ótima ideia).
Organize um sorteio
Brindes (ou concursos) são uma opção eficaz para aumentar sua lista de e-mails e, assim, aumentar as vendas no Dia das Mães.
Esta é uma boa demonstração de como aumentar sua lista de clientes. Os e-mails coletados representam informações valiosas que podem gerar mais vendas.
Porém, organizar um sorteio de sucesso não é tão fácil quanto parece: você tem que oferecer algo de valor – e acima de tudo original – se quiser que seus clientes participem.
Além disso, o sorteio também deve ser bastante simples de entrar. Em outras palavras, não force as pessoas a responderem a uma pesquisa de 20 perguntas para ganhar um cupom de desconto de 5%.
Lembre-se de que você precisa promover sua oferta o máximo possível, então vá além e incentive seus clientes a participar por e-mail ou mídia social.
Organize as promoções do Dia das Mães
Os compradores agora estão acostumados a receber ofertas especiais de suas marcas favoritas durante os feriados, e o Dia das Mães não é exceção.
Aqui está um tipo muito popular de promoção que pode servir como ideia para sua estratégia de marketing para o Dia das Mães:
- Códigos promocionais
Os códigos promocionais são um grande incentivo para comprar. Tanto o cliente, quanto a empresa, se beneficiam: um compra os produtos que deseja por um preço menor, enquanto o outro gera mais receita.
Aqui estão algumas promoções que você pode criar para sua loja:
- um desconto percentual;
- frete grátis;
- dar brindes.
As campanhas promocionais bem-sucedidas têm um objetivo claro, seja aumentar o chamado reconhecimento da marca, introduzir novos produtos ou reduzir o abandono do carrinho.
Por isso, pense no que você pode oferecer no Dia das Mães, mas também nos benefícios que você pode colher.
Promova suas ofertas especiais de Dia das Mães
Agora que as campanhas publicitárias para o Dia das Mães estão prontas, é hora de promovê-las!
Ok, isso parece um pouco óbvio, mas não é um tópico que podemos ignorar quando se trata de promover ofertas especiais. Lembre-se de manter suas contas de mídia social ativas, se quiser causar impacto com uma campanha temática.
No entanto, um conselho que pode não ser dado como certo é focar apenas nas plataformas que seus clientes usam e na criação de conteúdo de qualidade que seja divertido e fácil de compartilhar.
Você não será a única loja promovendo promoções de Dia das Mães. Para se destacar da concorrência, você precisa pensar em uma maneira diferente de apresentar suas ideias, mantendo-se consistente com a identidade da sua marca.
Crie uma série de e-mails para o Dia das Mães
O e-mail marketing é um dos métodos mais populares de manter os clientes atualizados sobre o seu negócio. É por isso que enviar e-mails promocionais do Dia das Mães é algo que você deve agendar e adicionar ao seu calendário editorial semanas antes do grande dia.
O email marketing continua sendo uma das ferramentas mais poderosas para gerar tráfego para sua loja. Mas lembre-se de personalizar seu conteúdo com base nos vários segmentos em que seus clientes estão divididos. A segmentação pode gerar uma taxa de conversão 6x maior do que os boletins de marketing não direcionados.
Aqui estão algumas ideias para suas campanhas de email marketing para o Dia das Mães
- Lembrete ou contagem regressiva;
- Ofertas especiais;
- Ofertas de última hora;
- Prazos do pedido;
- Ofertas em curso não específicas para o Dia das Mães;
- Produtos mais vendidos;
- Lembrete para carrinhos abandonados.
Ao preparar suas campanhas de e-mail para o Dia das Mães, lembre-se de que as caixas de entrada de seus clientes serão inundadas com e-mails semelhantes de concorrentes.
Portanto, escolha com cuidado o que escrever no assunto e crie layouts atraentes. Mais importante ainda, segmente sua lista de contatos para mais engajamento.
Agora é com você!
O Dia das Mães é um feriado comercial importante em muitas partes do mundo. Portanto, planeje suas campanhas com antecedência – trabalhe não apenas para atrair novos clientes, mas também para reter os que você já possui.
Redesenhe sua página inicial com um design temático, crie guias de ideias de presentes atraentes e selecione imagens originais para e-mails. Existem inúmeras opções para atrair clientes, tudo o que você precisa fazer é decidir qual estratégia implementar.
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