Enfim chegamos ao tão aguardado mundo pós-pandemia. Muitos lugares já não exigem mais o uso de máscaras, por exemplo. Por aí já é assim?
Graças às vacinas, os números de casos de Covid-19 estão controlados, o que permite que a vida esteja, finalmente, voltando ao normal.
Mas, sabe quem nunca mais serão as mesmas? As pessoas e a forma com que compram produtos.
Afinal, os últimos anos obrigaram o comércio a se reinventar. A forma de comprar e vender se transformou, e continua se transformando cada dia mais.
Hoje, praticidade é ainda mais a palavra de ordem, as pessoas não querem mais burocracias, tudo precisa ser simples!
Por esse e diversos outros motivos, as vendas on-line se destacaram, afinal, basta um clique e pronto, existe um mundo de opções à sua espera.
O setor de comércio eletrônico faturou R$161 bilhões apenas em 2021 e segue em ritmo de crescimento, tendo entregue mais de 353 milhões de pedidos só no Brasil.
Tanta facilidade e comodidade assim não caem no esquecimento. Portanto, com pandemia ou não, fato é: o comércio on-line está mais consolidado do que nunca!
A expectativa é que neste ano o segmento atinja R$125 bilhões em faturamento e até 15% a mais do que em 2021.
Isso quer dizer que é o fim do comércio físico?
Como fazer para continuar sobrevivendo neste novo mundo?
São muitas perguntas e neste conteúdo vamos responder algumas delas.
Continue lendo e veja as vantagens e desvantagens de migrar totalmente para o comércio on-line.
Vantagens
Praticidade e otimização
A praticidade da internet dispensa apresentações, afinal, falamos de um universo vasto e de múltiplas opções.
Tudo ali, disponível a poucos cliques de distância, independente do que você procura.
É por essa praticidade que o seu cliente também se encanta. Sem falar na otimização de tempo.
Afinal, estamos em pleno ano pós-pandemia. Depois de tudo o que enfrentamos, a última coisa que o seu cliente quer é passar horas em uma fila.
Muito menos ter que lidar com uma loja cheia, pessoas indecisas atrapalhando sua compra e tudo mais que envolve a dose de estresse diário.
O mundo não espera, todos querem tudo (e para ontem).
Leque de oportunidades
Toda hora é hora de oportunidades de venda. Uma das maiores vantagens do comércio on-line é funcionar como uma vitrine 24 horas.
A qualquer momento, em qualquer dia da semana, seus produtos estão lá, disponíveis para quem quiser saber mais ou até mesmo comprar.
Consegue imaginar? Vender até mesmo fora do horário comercial é uma realidade que só o digital pode oferecer.
E o melhor: tudo isso sem precisar investir em funcionários, pagar aluguel do espaço comercial ou ter aumento de qualquer custo fixo mensal.
É o dobro de oportunidade, gastando bem menos.
Preços competitivos
O resultado do baixo custo de investimento que as vendas on-line exigem, reflete também nos preços finais dos produtos.
A tendência é que sejam barateados, comparados ao comércio físico tradicional, isso faz com que entrem no mercado de maneira competitiva.
Sendo possível, assim, disputar com grandes marcas do segmento e ter o preço como fator positivo e decisivo na hora de converter uma compra.
Desvantagens
Falta o famoso “ao vivo e a cores”
Por mais que a experiência de compra online seja prática e satisfatória, nada substitui o bom e velho “ao vivo e a cores”.
Afinal, há quem prefira tocar no produto, analisá-lo de perto e se atentar aos mínimos detalhes antes de fechar uma compra.Especialmente se falamos de um produto com alto valor de investimento.
É claro que pesquisar sobre o item desejado na internet, ouvir opiniões de quem já comprou também é parte essencial da compra. Mas, na maioria das vezes, o que falta mesmo é a experiência na prática!
Valor investido em frete
O verdadeiro inimigo (ou aliado) de quem decide vender on-line.
Um valor estratégico de frete, com opções de entrega gratuita pode ser fator fundamental para atrair clientes.
Mas, quando mal administrado, pode afastá-los ainda mais.
Sabe aquelas promoções arrasadoras que atraem a atenção de todo mundo que se depara com ela nas redes sociais ou sites?
Demais, né? Mas uma pena mesmo é quando toda a animação com o preço baixo cai por terra após perceber o valor do frete para finalizar a compra, muitas vezes igual ou maior que o valor do desconto.
O cliente se sente frustrado e, às vezes, até mesmo enganado, e pode até perder a confiança na loja, impactando diretamente na credibilidade de seus serviços.
Desafio ainda maior para se destacar
Ao mesmo tempo em que a internet oferece um mundo de oportunidades 24 horas, é justamente por isso que se torna um espaço mais desafiador.
Especialmente quando o objetivo é se destacar em meio a concorrência.
Afinal, estamos falando de uma concorrência ampla, muitas vezes com marcas nacionais, com mix de produtos arrasadores e os melhores preços do mercado.
Saber encontrar falhas que podem ser utilizadas ao seu favor, analisar erros, anotar acertos e, claro, aprender a vender seus diferenciais é uma luta diária, mas possível.
Afinal, é o fim do comércio físico?
Com tudo isso, você pode estar se perguntando se é, então, enfim, o fim do comércio físico.
Houve um tempo em que se acreditava mesmo nisso.
Mas hoje, apesar do estrondoso avanço do comércio digital, não é mais uma realidade.
Na verdade, o comércio físico tem sido cada vez mais apontado como fundamental para a nova era do varejo: híbrido.
Mas, até lá, ainda há um processo de recuperação pós-pandemia em execução. O varejo físico voltou a dar as caras e, para recuperar o prejuízo, os comerciantes têm uma série de desafios pela frente.
Destacamos os principais:
- Invista na experiência do cliente trazendo mais comodidade, facilidade e prazer no momento da compra;
- O momento é difícil, mas não tente vender a todo custo. Entenda o processo de compra do seu cliente e pense em estratégias mais assertivas para divulgar seus produtos;
- Desenvolva uma comunicação clara e direta sobre sua loja e tudo o que ela tem a oferecer;
- Estabeleça laços de confiança com fornecedores de qualidade, unir forças é saber que não está sozinho na caminhada diária;
- Não venda preço, venda valor do seu produto!
Phygital e o futuro
Mais do que comércio digital, no futuro (que já começou ontem), a nova era de venda e consumo é o Phygital.
Em poucas palavras, é a mescla do varejo on-line e físico, juntos, criando novas experiências de compra aos consumidores.
O comércio físico não está morto e o on-line, apesar de suas incontáveis vantagens, não é a melhor opção em todos os sentidos. Tudo depende da proposta da sua loja e, claro, do perfil dos seus clientes.
Mas, de maneira geral, ambos se complementam e criam o que a nova era do varejo pede: ainda mais praticidade.
Afinal, já imaginou comprar on-line por preços competitivos e conseguir retirar em uma loja próxima sem pagar nada por isso?
O melhor preço, sem custo de frete, e disponível em algum ponto físico a poucos minutos após a compra, este é o futuro phygital.
Benefícios de estratégias phygital
- Liberdade para comprar e escolher como receber o produto;
- Otimização de tempo e economia de custos para adquirir produtos;
- Facilita a relação entre o cliente e o lojista, incentivando laços de confiança;
- Revoluciona condições de pagamento e experiências de compra.
Por isso, não pense mais no comércio físico e on-line como dois universos distantes e individuais.
O futuro é agora e, nele, o virtual e o real estão cada vez mais unidos com um propósito em comum: ampliar as oportunidades e evoluir cada vez mais o mercado de consumo.
O físico não morreu, só não é mais o mesmo sem o apoio do digital, as suas oportunidades de venda também.
E aí, pronto para entrar nesta nova era do comércio e conquistar cada vez mais clientes com estratégias de vendas híbridas?
Para começar, o estoque precisa estar em dia! Aqui na dolado tem tudo o que a sua loja precisa. Clique aqui e renove seu estoque sem burocracias.
Alcino Freitas
Então, foi falado acima sobre o frete, um dos maiores vilões do mercado online, no caso de produtos como acessórios para celulares, vendidos e tão divulgado pela Dolado, itens de ticket muito baixo, fica praticamente inviável a venda online.
dolado
Olá, Alcino!
Realmente, o frete pode ser um vilão em alguns casos, mas você pode driblar essa situação com algumas estratégias:
– Valor mínimo de compra e frete por conta do cliente, ou
– Promoções de frete grátis a partir de um determinado valor, por exemplo: frete grátis nas compras a partir de R$100,00
Espero ter ajudado!