Vantagens e desvantagens de levar sua loja para o on-line

Vantagens e desvantagens de levar sua loja para o on-line

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7 min leitura

Enfim chegamos ao tão aguardado mundo pós-pandemia. Muitos lugares já não exigem mais o uso de máscaras, por exemplo. Por aí já é assim?

Graças às vacinas, os números de casos de Covid-19 estão controlados, o que permite que a vida esteja, finalmente, voltando ao normal. 

Mas, sabe quem nunca mais serão as mesmas? As pessoas e a forma com que compram produtos. 

Afinal, os últimos anos obrigaram o comércio a se reinventar. A forma de comprar e vender se transformou, e continua se transformando cada dia mais. 

Hoje, praticidade é ainda mais a palavra de ordem, as pessoas não querem mais burocracias, tudo precisa ser simples!

Por esse e diversos outros motivos, as vendas on-line se destacaram, afinal, basta um clique e pronto, existe um mundo de opções à sua espera. 

O setor de comércio eletrônico faturou R$161 bilhões apenas em 2021 e segue em ritmo de crescimento, tendo entregue mais de 353 milhões de pedidos só no Brasil.

Tanta facilidade e comodidade assim não caem no esquecimento. Portanto, com pandemia ou não, fato é: o comércio on-line está mais consolidado do que nunca!

A expectativa é que neste ano o segmento atinja R$125 bilhões em faturamento e até 15% a mais do que em 2021.

Isso quer dizer que é o fim do comércio físico? 

Como fazer para continuar sobrevivendo neste novo mundo?

São muitas perguntas e neste conteúdo vamos responder algumas delas. 

Continue lendo e veja as vantagens e desvantagens de migrar totalmente para o comércio on-line. 

Vantagens 

Praticidade e otimização 

A praticidade da internet dispensa apresentações, afinal, falamos de um universo vasto e de múltiplas opções.

Tudo ali, disponível a poucos cliques de distância, independente do que você procura.

É por essa praticidade que o seu cliente também se encanta. Sem falar na otimização de tempo. 

Afinal, estamos em pleno ano pós-pandemia. Depois de tudo o que enfrentamos, a última coisa que o seu cliente quer é passar horas em uma fila. 

Muito menos ter que lidar com uma loja cheia, pessoas indecisas atrapalhando sua compra e tudo mais que envolve a dose de estresse diário.

O mundo não espera, todos querem tudo (e para ontem). 

Leque de oportunidades

Toda hora é hora de oportunidades de venda. Uma das maiores vantagens do comércio on-line é funcionar como uma vitrine 24 horas. 

A qualquer momento, em qualquer dia da semana, seus produtos estão lá, disponíveis para quem quiser saber mais ou até mesmo comprar.

Consegue imaginar? Vender até mesmo fora do horário comercial é uma realidade que só o digital pode oferecer. 

E o melhor: tudo isso sem precisar investir em funcionários, pagar aluguel do espaço comercial ou ter aumento de qualquer custo fixo mensal.

É o dobro de oportunidade, gastando bem menos.

Preços competitivos 

O resultado do baixo custo de investimento que as vendas on-line exigem, reflete também nos preços finais dos produtos. 

A tendência é que sejam barateados, comparados ao comércio físico tradicional, isso faz com que entrem no mercado de maneira competitiva. 

Sendo possível, assim, disputar com grandes marcas do segmento e ter o preço como fator positivo e decisivo na hora de converter uma compra. 

Desvantagens

Falta o famoso “ao vivo e a cores”

Por mais que a experiência de compra online seja prática e satisfatória, nada substitui o bom e velho “ao vivo e a cores”.

Afinal, há quem prefira tocar no produto, analisá-lo de perto e se atentar aos mínimos detalhes antes de fechar uma compra.Especialmente se falamos de um produto com alto valor de investimento. 

É claro que pesquisar sobre o item desejado na internet, ouvir opiniões de quem já comprou também é parte essencial da compra. Mas, na maioria das vezes, o que falta mesmo é a experiência na prática!

Valor investido em frete

O verdadeiro inimigo (ou aliado) de quem decide vender on-line. 

Um valor estratégico de frete, com opções de entrega gratuita pode ser fator fundamental para atrair clientes.

Mas, quando mal administrado, pode afastá-los ainda mais.

Sabe aquelas promoções arrasadoras que atraem a atenção de todo mundo que se depara com ela nas redes sociais ou sites?

Demais, né? Mas uma pena mesmo é quando toda a animação com o preço baixo cai por terra após perceber o valor do frete para finalizar a compra, muitas vezes igual ou maior que o valor do desconto. 

O cliente se sente frustrado e, às vezes, até mesmo enganado, e pode até perder a confiança na loja, impactando diretamente na credibilidade de seus serviços.

Desafio ainda maior para se destacar

Ao mesmo tempo em que a internet oferece um mundo de oportunidades 24 horas, é justamente por isso que se torna um espaço mais desafiador.

Especialmente quando o objetivo é se destacar em meio a concorrência. 

Afinal, estamos falando de uma concorrência ampla, muitas vezes com marcas nacionais, com mix de produtos arrasadores e os melhores preços do mercado.

Saber encontrar falhas que podem ser utilizadas ao seu favor, analisar erros, anotar acertos e, claro, aprender a vender seus diferenciais é uma luta diária, mas possível. 

Afinal, é o fim do comércio físico?

Com tudo isso, você pode estar se perguntando se é, então, enfim, o fim do comércio físico.

Houve um tempo em que se acreditava mesmo nisso.

Mas hoje, apesar do estrondoso avanço do comércio digital, não é mais uma realidade.

Na verdade, o comércio físico tem sido cada vez mais apontado como fundamental para a nova era do varejo: híbrido. 

Mas, até lá, ainda há um processo de recuperação pós-pandemia em execução. O varejo físico voltou a dar as caras e, para recuperar o prejuízo, os comerciantes têm uma série de desafios pela frente. 

Destacamos os principais:  

  • Invista na experiência do cliente trazendo mais comodidade, facilidade e prazer no momento da compra;
  • O momento é difícil, mas não tente vender a todo custo. Entenda o processo de compra do seu cliente e pense em estratégias mais assertivas para divulgar seus produtos; 
  • Desenvolva uma comunicação clara e direta sobre sua loja e tudo o que ela tem a oferecer;
  • Estabeleça laços de confiança com fornecedores de qualidade, unir forças é saber que não está sozinho na caminhada diária;
  • Não venda preço, venda valor do seu produto!

Phygital e o futuro 

Mais do que comércio digital, no futuro (que já começou ontem), a nova era de venda e consumo é o Phygital.

Em poucas palavras, é a mescla do varejo on-line e físico, juntos, criando novas experiências de compra aos consumidores. 

O comércio físico não está morto e o on-line, apesar de suas incontáveis vantagens, não é a melhor opção em todos os sentidos. Tudo depende da proposta da sua loja e, claro, do perfil dos seus clientes. 

Mas, de maneira geral, ambos se complementam e criam o que a nova era do varejo pede: ainda mais praticidade.

Afinal, já imaginou comprar on-line por preços competitivos e conseguir retirar em uma loja próxima sem pagar nada por isso?

O melhor preço, sem custo de frete, e disponível em algum ponto físico a poucos minutos após a compra, este é o futuro phygital.

Benefícios de estratégias phygital

  • Liberdade para comprar e escolher como receber o produto;
  • Otimização de tempo e economia de custos para adquirir produtos;
  • Facilita a relação entre o cliente e o lojista, incentivando laços de confiança;
  • Revoluciona condições de pagamento e experiências de compra. 

Por isso, não pense mais no comércio físico e on-line como dois universos distantes e individuais.

O futuro é agora e, nele, o virtual e o real estão cada vez mais unidos com um propósito em comum: ampliar as oportunidades e evoluir cada vez mais o mercado de consumo. 

O físico não morreu, só não é mais o mesmo sem o apoio do digital, as suas oportunidades de venda também. 

E aí, pronto para entrar nesta nova era do comércio e conquistar cada vez mais clientes com estratégias de vendas híbridas? 

Para começar, o estoque precisa estar em dia! Aqui na dolado tem tudo o que a sua loja precisa. Clique aqui e renove seu estoque sem burocracias. 

2 Responses

  1. Alcino Freitas

    Então, foi falado acima sobre o frete, um dos maiores vilões do mercado online, no caso de produtos como acessórios para celulares, vendidos e tão divulgado pela Dolado, itens de ticket muito baixo, fica praticamente inviável a venda online.

    • dolado

      Olá, Alcino!
      Realmente, o frete pode ser um vilão em alguns casos, mas você pode driblar essa situação com algumas estratégias:
      – Valor mínimo de compra e frete por conta do cliente, ou
      – Promoções de frete grátis a partir de um determinado valor, por exemplo: frete grátis nas compras a partir de R$100,00

      Espero ter ajudado!

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