Saiba como você pode garantir a segurança nas vendas online dentro do seu e-commerce ou loja virtual.
A internet está repleta de sites e conteúdos que ensinam a evitar golpes e fraudes na hora de realizar uma compra online.
Mas o que pouco se fala e ninguém se questiona é: e para vender online, quais atitudes devo tomar no meu e-commerce para não cair em fraudes?
Atualmente, o risco de fraude nas transações online diz respeito principalmente a comerciantes e varejistas.
Ou seja, aqueles que vendem bens e serviços, e que perdem dezenas de bilhões de reais todos os anos devido às fraudes por parte dos – supostos – consumidores.
Sabendo disso, resolvemos criar um compilado de informações que podem te ajudar a reduzir os danos causados por estes “compradores” mal-intencionados.
A sua loja online também precisa estar atenta, principalmente se você está começando agora.
Afinal, qualquer pequeno prejuízo financeiro neste momento pode ser extremamente significativo para o seu negócio.
Enquanto as tecnologias e defesas estão em constante evolução, a fraude está se tornando cada vez mais sofisticada, com os cibercriminosos provando ser capazes de se adaptar continuamente às contramedidas adotadas.
Quando você deseja vender online, através de um site, plataforma ou anúncios de vendas, deve ter em mente que, nesses casos, as transações quase sempre ocorrem diretamente entre os usuários.
Portanto, além de informá-lo sobre as garantias oferecidas pela plataforma em questão, você também deve tentar verificar a confiabilidade da pessoa de quem está comprando.
Confira abaixo algumas dicas que podem ser úteis na hora de prevenir a sua loja de fraudes e golpes cibernéticos:
1 – Fraude amigável
A fraude amigável ocorre quando um cliente compra mercadorias em um site de comércio eletrônico e, em seguida, inicia um processo de estorno, apesar de já ter recebido as mercadorias.
Portanto, certifique-se de que seu sistema de gerenciamento de risco seja capaz de identificar padrões recorrentes que caracterizam a atividade de golpistas em série no âmbito de fraude amigável.
Por exemplo, podem ser indivíduos que iniciaram vários procedimentos de reclamação relacionados à prestação de serviços por meio do uso de diferentes cartões e identidades.
Outra técnica popular é alegar que a entrega nunca chegou. Quando isso acontecer, faça uma avaliação minuciosa, afinal você pode ofender um cliente bem-intencionado que está descontente com um serviço.
2 – Fraude do Reembolso
Essa é extremamente famosa, está se tornando mais comum e pode ser muito difícil de detectar.
Resumindo: o golpista faz um grande pedido online, apenas para cancelar o pagamento após o envio (denunciando o roubo do cartão, por exemplo), podendo assim ficar com a mercadoria sem pagar nada.
3 – Sequestro de páginas ou redirecionamento de páginas da Web
Resumidamente, pejacking é a técnica pela qual os hackers criam uma página da web fraudulenta que imita um site existente.
Os casos mais avançados envolvem o roubo de páginas de um site de alto nível e a apropriação de seu tráfego de buscadores.
O pagejacking também é comumente associado ao “mousetrapping“, no qual uma página impede que os usuários saiam, por exemplo, abrindo uma nova janela cada vez que o usuário tenta fechar o navegador ou inundando o computador com pop-ups sem fim.
Quanto ao comércio eletrônico, o pagejacking é outra técnica eficaz de phishing, como replicar a página de login de um site para coletar nomes de usuário e senhas.
A última coisa que uma marca de comércio eletrônico deseja é que seus clientes questionem sua legitimidade toda vez que fizerem login.
Portanto, se desconfiar ou descobrir que está acontecendo isso com o site da sua loja, faça uma notificação no seu canal e informe seus consumidores.
4 – Tenha fornecedores confiáveis
Apesar de muitos crimes ocorrerem principalmente da parte dos consumidores (na hora de vender), você também pode ter prejuízos enormes com fornecedores falsos e fraudulentos (na hora de comprar pro seu estoque).
Antes de procurar atacadistas para comprar as mercadorias para revender, é bom saber quais devem ser as características de um bom fornecedor.
Um bom fornecedor:
- deve disponibilizar uma vasta gama de produtos. Deve, de fato, ter a certeza de poder satisfazer as necessidades dos seus clientes, dando-lhes a possibilidade de escolha;
- deve garantir -lhe fiabilidade, logo produtos de boa qualidade e entregas rápidas e pontuais. Além disso, recomendamos que você pesquise online por avaliações sobre o fornecedor para conhecer as experiências de quem já entrou em contato com ele;
- deve praticar preços acessíveis, que lhe permitam uma boa margem de lucro sem a necessidade de aumentar muito o preço final;
- deve fornecer produtos e materiais com nota fiscal, o que garante que você tenha maior segurança em relação à sua compra;
- deve possuir CNPJ e aceitar opções de pagamento com proteção e seguro (a maioria dos “fornecedores” falsos aceitam apenas débito/pix ou depósito bancário em nome de laranjas, portanto desconfie destes).
Você não deve jamais negligenciar a escolha do seu fornecedor. Milhões de pessoas já caíram em golpes milionários por não saber avaliar se a empresa realmente existe ou se trata de uma quadrilha de golpistas.
5- Pagamento em excesso intencional
O cliente faz uma compra legítima com você, mas excede intencionalmente o valor devido por uma grande quantia.
Em seguida, eles entram em contato com a sua loja e alegam que cometeram um erro ao calcular a taxa do frete e perguntam se você pode reembolsar a diferença.
Até este ponto, tudo parece bem, exceto que eles reivindicam algum tipo de necessidade urgente, como uma emergência familiar, e solicitarão que você conecte ou transfira o dinheiro imediatamente, em vez de usar o sistema de reembolso interno do seu serviço de pagamento.
O que você pode fazer: se você acha que pegar esse golpista será fácil, pense novamente. A conta da qual eles fizeram a compra não era deles, e você enviou os produtos para alguém que não fosse o titular da conta.
Sua alternativa é não se apaixonar por sua história comovente e insistir em usar o sistema de reembolso interno ou insistir na validação completa da identidade com foto, incluindo uma selfie carimbada do cliente segurando sua identidade.
Por fim, como na vida real, mesmo online, é preciso estar sempre atento, além de buscar novas opções que geram mais credibilidade e confiança ao seu site. Com essas dicas, seu e-commerce pode se prevenir e evitar muitos prejuízos.
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