Tudo que é novo ou feito é pela primeira vez, apresenta desafios e inseguranças com o desconhecido.
Comprar no atacado não é diferente, especialmente quando se trata de encontrar as melhores opções de custo-benefício para a sua loja.
Mas, calma: entre comerciantes e promoções, é possível conciliar tudo e sair ganhando!
Portanto, pega o lápis e a caneta e anota essas dicas especiais que preparamos para que a sua primeira compra seja sem surpresas desagradáveis.
1 – Defina as prioridades da sua compra
A primeira coisa a se fazer é lembrar de nunca, em hipótese alguma, sair às compras sem definir suas prioridades.
Então anote bem grande este lembrete: SEMPRE DEFINA SUAS PRIORIDADES DE COMPRA!
Isso ajuda a controlar gastos e evitar investimentos sem necessidade, que não se conectem com seus objetivos de venda.
Um caminho para começar a definir suas prioridades é elencar o que é mais importante na hora de fechar uma compra:
- Preço em primeiro lugar?
- Valor agregado?
- Qualidade sempre em primeiro lugar?
- Custo-benefício aliado a um bom valor sob produto?
Essas são algumas coisas para pensar antes de começar a adicionar itens ao seu carrinho de compras.
Vale sempre se lembrar do ditado: o barato muitas vezes pode sair caro. Então, cuidado na hora de definir prioridades.
Leve em consideração o seu público e o tipo de imagem que você deseja construir para a sua loja na memória dos clientes.
2 – Leve em conta comodidades oferecidas
Tempo é dinheiro e para quem trabalha no comércio isso é a maior verdade que já puderam dizer sobre o mundo das vendas!
Por isso, a praticidade precisa ser a sua melhor amiga na hora de comprar mercadorias.
Não adianta escolher o produto mais barato do mercado, se para isso significar precisar passar horas enfrentando filas.
Ou ainda precisar viajar quilômetros, passar horas em um ônibus lotado, para conseguir conquistá-lo para sua loja
Aquela máxima em que diz que tem coisas que não têm preço se aplica aqui. A comodidade é inestimável de verdade.
Muitas vezes o valor que será pago em excursões, combustível para a viagem e até mesmo o estresse que será gerado na sua rotina, não vale a pena!
Sendo assim, antes de fechar com um fornecedor, analise as facilidades que ele oferece. Algumas perguntas que você pode se fazer:
- dá para comprar online?
- possui frete grátis?
- o tempo de entrega é curto?
- o mínimo de compra é baixo?
Esses são detalhes que fazem toda a diferença na hora de repor o estoque!
Sendo assim, pesquise aqueles que te oferecem isso.
3 – Faça uma lista e planeje os gastos
O foco é o melhor amigo da economia que, por sua vez, anda lado a lado com os lucros da sua loja.
Faça uma lista de compras e não perca tempo com produtos que não farão diferença no seu estoque.
Por que comprar itens pelos quais os seus clientes não se interessam ao invés de comprar mais unidades daquele que é campeão de vendas?
Elaborar uma lista de compras vai te ajudar a visualizar melhor onde investir o seu dinheiro de forma assertiva e que traga mais lucros.
Além disso, com esse controle é possível planejar melhor os gastos e fazer uma comparação mais real de preços.
E vale lembrar:
Para saber quais produtos a sua loja vende mais é preciso analisar as entradas e saídas de mercadoria dos últimos meses, hein?
O mesmo vale para descobrir quais mercadorias sempre ficam paradas de tempos em tempos.
Também é preciso ter um profundo conhecimento dos clientes que você atende e quais as demandas mais comuns.
Isso tudo contribui na hora de elaborar uma lista de compras que se encaixe perfeitamente com sua rotina de vendas evitando faltas e excessos.
4 – Pense no que o seu público procura e quais as tendências
No final, quem manda são eles, os clientes da sua loja. Então, antes de rechear o estoque, pense no seu perfil de público.
- Quem são as pessoas que costumam comprar na sua loja?
- Quais as necessidades e desejos dessas pessoas?
- Como anda a realidade econômica e financeira delas?
Pensar sobre isso te ajudará a ser mais assertivo na hora de repor as mercadorias. E não se esqueça que sem organização de estoque, tudo será em vão.
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Outro ponto que precisa ser levado em consideração antes de comprar são as tendências de mercado.
Quanto mais atualizados e dentro da alta procura os seus produtos estiverem, melhor serão as suas chances de venda.
Pesquise/observe quais os fones de ouvido que estão na moda, acessórios de celular que vêm se destacando e por aí vai.
Só não vale rechear o estoque com produtos que já saíram de “moda” ou que ninguém mais está interessado.
Uma dica é sempre ficar de olho em alguma série ou filme que anda fazendo sucesso na internet e investir em produtos relacionados ao tema.
Também procure ser receptivo para as demandas e necessidades que os próprios clientes levam ao visitarem sua loja.
Por exemplo, no início da Pandemia, muitas pessoas se viram trabalhando no regime home office. Logo, muitas precisaram de uma webcam melhor.
5 – Conheça e pesquise fornecedores
Por fim, mas nem de longe menos importante: conheça e pesquise seus possíveis fornecedores.
Não dá para comprar de qualquer um que ofereça produtos para a sua loja, né? Cair em uma furada com fornecedor é colocar sua loja em risco.
Pesquise sobre a empresa, busque pessoas que já conhecem a marca ou que já foram clientes dela e que tiveram uma experiência positiva.
Procure o site, as redes sociais, visite sites de avaliação de consumidores, como o mais famoso deles, o Reclame Aqui.
Nestes sites é possível ver a opinião de quem já comprou na loja, pontos positivos e negativos, e principalmente como a empresa lidou com possíveis problemas.
No próprio Google é possível encontrar avaliações igualmente importantes para sua decisão de compra de estoque. Então pesquise sempre.
Entre em contato com fornecedores e analise a qualidade do atendimento, quais horários estão disponíveis para tirar dúvidas e entender suas necessidades.
Um bom atendimento é um serviço básico que deve ser oferecido com qualidade aos clientes.
Caso isso não seja uma realidade, saiba que é um ótimo sinal para buscar outro fornecedor.
Falando em fornecedores de qualidade, nisso somos especialistas!
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Não vá embora sem continuar lendo alguns conteúdos que preparamos para te ajudar com a sua loja!
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