como montar uma loja de informática

Como montar uma loja de informática e o que vender?

postado em: dolado | 0
9 min leitura

Você já pensou em como montar uma loja de informática e o que vender? Se você é empreendedor e gosta de tecnologia, muito provavelmente, esse pensamento tenha passado pela sua cabeça. 

No entanto, mesmo com essa vocação, muitos empreendedores não sabem por onde começar para iniciar seu empreendimento de informática. 

Pelo fato de estar ligado à tecnologia, a criação desse negócio pode parecer difícil, mas acredite se quiser, pode ser mais fácil do que se imagina. 

Tudo o que você precisa ter para montar um negócio de informática é o conhecimento do seu público e saber os produtos que você poderá vender. 

Para te dar uma luz sobre o assunto, a Dolado, neste artigo, separou dicas essenciais para você montar a sua loja de informática do zero. 

Continue lendo e saiba como montar uma loja de informática da melhor maneira possível! 

Por que montar uma loja de informática? 

Se você é um empreendedor que deseja montar um negócio promissor e está pensando no ramo da tecnologia, você está indo pelo lugar certo. 

Isso porque a tecnologia é uma grande tendência de mercado e chegou para não sair da “cola” do consumidor. Se você parar para pensar, o ser humano, atualmente, vive em torno do digital. 

Por isso, montar uma loja de informática é uma grande oportunidade para ter um empreendimento lucrativo. Afinal, tanto os produtos de informática quanto os serviços possuem altas demandas no mercado. 

Por exemplo, muitas empresas alcançam uma margem de lucro de 30% e 40% — até mesmo pequenos negócios conseguem faturar R$ 15 mil mensalmente. 

Agora pense em um negócio de grande porte. Comércios desse tipo conseguem faturar R$ 30 mil mensalmente. Ou seja, é ou não é um negócio promissor?

O que vale mais a pena: abrir loja online ou física? 

Uma das grandes oportunidades que os empreendedores contemporâneos têm é a possibilidade de abrir um negócio próprio virtual. 

Obviamente, existem prós e contras tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais. No entanto, de modo geral, ambas podem ser lucrativas. 

Para saber qual será a melhor para o seu negócio, é necessário analisar inúmeros fatores. Isso porque cada tipo de negócio possui suas próprias características. 

Por exemplo, se o empreendedor optar por abrir um negócio físico, ele terá de lidar com aluguel, conta de luz e água, prateleiras, móveis, etc. 

Já no caso das lojas virtuais, o empreendedor poderá cortar gastos como água, luz, aluguel de loja física, prateleiras e outros. Porém, será necessário investir em publicidade, marketing digital, host de site e grandes concorrentes. 

Resumindo: cada modalidade possui suas vantagens e desvantagens. O que realmente decidirá a melhor opção para o empreendedor são seus intuitos com o negócio. 

Por isso, reveja seus objetivos com o seu negócio e considere o tipo de negócio que mais te oferecerá lucro.

Por onde começar a montar uma loja de informática? 

Por onde começar a montar uma loja de informática?

Depois de decidir qual será o tipo de negócio mais eficaz para seus objetivos, está na hora de “colocar a mão na massa” e iniciar os primeiros passos da criação da sua loja. 

Inicialmente, pode até parecer um pouco difícil montar uma loja de informática, porém, com bastante planejamento e organização os problemas vão se resolvendo. 

Para você ter mais facilidade nessa caminhada do empreendedorismo, a Dolado separou um passo-a-passo de como montar uma loja de informática. 

Veja abaixo as dicas que separamos para você e tenha um negócio lucrativo! 

Crie um plano de negócios 

O primeiro passo para criar uma empresa de sucesso é criando um plano de negócio. Dessa forma, será possível estabelecer seus objetivos de início. 

Dessa maneira, você conseguirá elaborar um caminho claro para montar uma loja de informática de bastante sucesso. 

No plano de negócios, você deverá ressaltar o que sua loja venderá, a marca e a estratégia de marketing, além das questões financeiras. Destaque pontos como: 

  • Resumo executivo; 
  • Descrição da empresa; 
  • Análise de mercado; 
  • Organização de gestão; 
  • Linha de produtos; 
  • Marketing; 
  • Projeções financeiras. 

Faça pesquisas de mercado 

Para ter uma loja de sucesso, você precisa pesquisar exatamente quem é o seu mercado-alvo. Assim, você conseguirá saber quem é o seu público. 

Com a pesquisa de mercado, você saberá quais são os produtos e serviços que possuem uma grande demanda do seu público. 

Os recursos mais comuns para realizar pesquisas de mercados são através de pesquisas online, grupo de foco para feedback do produto e percepções do mercado-alvo. 

Defina um orçamento 

Quando falamos de orçamento, não estamos falando do que você está propondo a gastar com seu negócio, mas sim do valor dos seus serviços e produtos. 

Apesar de um slogan proporcionar uma ótima proposta de valor, é necessário ir mais fundo do que isso. Você deve explicar claramente o valor do seu produto. 

Por exemplo, se você vende um serviço de alta qualidade, utiliza tecnologias inovadoras e possui uma equipe experiente, esses são ótimos motivos para o seu preço ser alto. 

Isso porque você estará entregando para o consumidor final um serviço de alta qualidade e desempenho. Dessa maneira, você conquistará mais clientes e mais lucro para sua loja. 

Escolha um nome e o mix de produtos que vai vender 

Após criar um plano de negócios e analisar os preços dos seus serviços, está na hora de escolher o nome para a sua empresa. 

O melhor “truque” para escolher um nome de um empreendimento é assimilar com algo que comunique com seu serviço e produto. 

Escolha um nome prática e simples, fuja de nomes enigmáticos e complexos — geralmente, nomes difíceis afastam o público da sua marca. 

Já pensou em vender o Repetidor de Wifi sem Fio? Conheça esse produto essencial para sua loja de tecnologia!

Registre a empresa 

Já com as estratégias feitas e o nome da empresa em mãos, será preciso registrá-lo. Essa parte envolve algumas entidades públicas, como Junta Comercial, Receita Federal, Prefeitura do município e outros. 

Nessas horas, a melhor alternativa é sempre contar com um contador de confiança. Isso porque ele te dará os melhores passos a serem seguidos para que esse processo não seja burocrático. 

Escolha um local 

Essa é a hora que você terá que decidir qual é a melhor opção para você, ou uma loja física, ou digital. Pense na qual que será a mais lucrativa para o seu negócio. 

No caso, se for física, escolha um local que tenha uma alta demanda de produtos e serviços do seu público. Geralmente, os centros de cidade costumam ter um público fiel de tecnologia. 

Não se esqueça que, além de oferecer serviços de informática, invista em produtos para celulares, computadores, tablets e notebooks. Esses são produtos que chamam a atenção de todos os tipos de consumidores. 

Qual prazo de retorno do investimento em uma loja de informática? 

Qual prazo de retorno do investimento em uma loja de informática?

Como em todos os tipos de empresas, os primeiros meses são os mais difíceis de lidar, pois é preciso esperar algum tempo para perceber um grande retorno financeiro. 

No caso das lojas de informática, o prazo de retorno do capital inicial, em média, é de 6 meses. Após os primeiros meses, será possível, finalmente, ver a lucratividade desejada. 

No entanto, para você ter um rendimento estável e agradável, é necessário investir seu capital de maneira correta. Ou seja, em pontos que realmente vão dar retorno. 

Por isso, fique ligado nas tendências do mercado tecnológico e veja o que o seu mercado-alvo está precisando, seja serviço ou produto. 

Como encontrar bons fornecedores?

Depois de já iniciar os primeiros passos para a montagem da sua loja de informática, está na hora de encontrar bons fornecedores de produtos

Afinal, além de serviços tecnológicos, você também precisará vender produtos, já que é uma ótima opção para chamar novos clientes e consumidores. 

Por isso, sempre opte por fornecedores que já tenham uma vasta experiência com mercado. Dessa maneira, eles poderão distribuir produtos de alta demanda e de qualidade. 

Além disso, priorize fornecedores que possuem um catálogo diversificado. Assim, você conseguirá vender produtos para todos os tipos de público. 

Se você deseja contar com uma empresa com todas essas características, conte com a Dolado. Em nosso site, você encontra uma diversidade de produtos para sua loja de informática! 

Conclusão 

Viu como montar uma loja de informática não é tão difícil assim? Tudo o que você precisa é de força de vontade e uma mente de empreendedor estrategista. 

Além disso, você deve contar com ótimos fornecedores para sempre manter a sua loja com um selo de qualidade. 

Para você se destacar entre seus concorrentes, não se esqueça de sempre estar atento às tendências do mercado de informática. 

Dessa maneira, você conseguirá se destacar e ainda terá mais lucro para investir ainda mais no seu próprio negócio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.